05 JUN 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Prefeitura de Betim amplia ações de conscientização para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente

Conscientizar os moradores da cidade, desde a infância até a vida adulta, sobre como adotar ações práticas no dia a dia para preservar o meio ambiente. Esse é o ponto central das ações desenvolvidas pela Prefeitura de Betim neste Junho Verde, mês que marca as iniciativas em comemoração ao   Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). Além das ações já divulgadas, o Grupamento de Meio Ambiente (GMA) da Guarda Municipal reforça as atividades voltadas à sustentabilidade com a população.

Estudantes da rede municipal do 4°ano de três escolas participarão, nos dias 5, 13 e 14, de palestras de educação ambiental que vão abordar cuidados com a fauna e a flora da cidade. Os encontros serão nas escolas E.M. José Vilaça, E.M. Jorge Afonso Defensor e E.M. Sebastião Ferreira de Oliveira. “Queremos mostrar a esses estudantes a importância de preservar o meio ambiente para o futuro delas. Acreditamos que essa educação é fundamental para que as crianças  cresçam adotando um estilo de vida sustentável, olhando de forma mais afetuosa a nossa flora, a nossa fauna, os nossos recursos naturais”,  afirma a coordenadora do GMA, Ana Cândida. As palestras

Mudas de árvores serão distribuídas em blitze educativas entre os dias 10 e 25 de junho, próximo aos acessos à represa  Várzea das Flores. "Nossas blitze pretendem atingir o público adulto e as famílias que gostam de desfrutar os momentos de lazer na lagoa. O local foi escolhido em razão do descarte irregular de lixo e outros resíduos que poluem a represa. Além disso, é um lugar em que há pesca irregular”, salienta Ana Cândida.

As celebrações ao Dia Mundial do Meio Ambiente  na cidade contarão  também com uma ação de recolhimento de lixo eletrônico, no dia 17 de junho, das 9h às 12h, na Praça Tiradentes. Pilhas usadas, fios, cabos, celulares, quebrados e eletroportáteis, são alguns exemplos do que poderão ser entregues. Haverá panfletagem e orientação sobre o descarte adequado para este tipo de resíduo. A ideia é informar a população acerca da importância da destinação correta para o lixo eletrônico, por serem objetos que detêm metais pesados em sua composição o descarte errado pode contaminar os lençóis freáticos. A iniciativa é uma parceria entre a prefeitura e a empresa Emile, que recolhe gratuitamente lixo eletrônico em empresas no município.

Confira abaixo programação completa

Dia 5 de junho

9h às 11h - Palestra “Educação Ambiental” na Escola Municipal José Vilaça (Alto Boa Vista)

13 de junho

9h às 11h - Palestra “Educação Ambiental” na Escola Municipal Jorge Afonso Defensor (Vianópolis)

10 e 25 de junho

7h às 12h - Blitze educativa com distribuição de mudas de árvores. próximo ao Kartódromo e na entrada do bairro Itacolomi

14 de junho

9h às 11h - Palestra “Educação Ambiental” (fauna) incluindo maus tratos aos animais e apresentação dos cães da Guarda Municipal (GOC), na Escola Municipal Sebastião Ferreira de Oliveira

17 de junho

9h às 12h - Recebimento de lixo eletrônico na Praça Tiradentes.