O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, não passará em branco em Betim. Isso porque a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza, na Praça Tiradentes, às 9h, diversas ações lúdicas e culturais com o objetivo de conscientizar a população sobre o tema. O intuito das atividades é promover a garantia e a defesa dos direitos da criança e do adolescente em toda a rede de proteção no município.
A iniciativa contará com apresentações de crianças e adolescentes que participam de oficinas sociais desenvolvidas e/ou apoiadas pelas Semas.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei Federal 9.970 de 2000 e foi estabelecido em alusão ao "Caso Araceli", menina que aos 8 anos foi raptada, drogada e violentada física e sexualmente por vários dias antes de ser assassinada e deixada em terreno baldio em Vitória, no Espírito Santo. O caso completa 50 anos em 2023.
Confira a programação do evento
9h: abertura do evento
9h30: apresentações dos alunos das oficinas do Circo de Todo Mundo (regiões Norte e Alterosas), incluindo performances de perna de pau, palhaços, acrobacias de solo e danças temáticas.
10h: apresentação de flauta pela “Turminha Radical” - formada por crianças e adolescentes que participam das oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras Icaivera.
10h30: apresentação da “Percussão da Alegria” – grupo formado por crianças e adolescentes participantes das oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras Citrolândia.
11h: encerramento.