08 MAI 2023
SAÚDE
Betim promove capacitação para incentivo da amamentação e introdução alimentar saudável
Profissionais que atuam em 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Betim estão participando de uma capacitação para  incentivar a amamentação e a introdução alimentar adequada e saudável para crianças menores de 2 anos. A formação, iniciada em abril, faz parte da Estratégia Amamenta Alimenta Betim (EAAB), que está sendo implantada na rede SUS pela prefeitura em parceria com a PUC Minas, por meio do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde).

As oficinas, que vão até junho, são dinâmicas e estão sendo ministradas nas próprias unidades com discussão de casos, simulação de atendimentos, montagem de cardápios por faixa etária e orientação para um atendimento humanizado e oportuno. As UBSs que sediarem a capacitação estarão aptas para cadastro no  Ministério da Saúde.

Além de fomentar ações de promoção ao aleitamento materno e a introdução alimentar saudável para crianças menores de 2 anos, a EAAB busca ampliar em 20% os registros de informações sobre o estado nutricional e os marcadores de consumo alimentar da população no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan). A melhoria dos indicadores e a certificação das UBSs possibilitará o financiamento pelo Ministério da Saúde de ações de promoção da alimentação saudável para a população da cidade.

Segundo a referência técnica das ações de alimentação e nutrição do SUS Betim, Ingrid Linhares, a alimentação inadequada, principalmente nos primeiros anos de vida, está associada à desnutrição, às carências nutricionais e ao excesso de peso, constituindo um relevante problema de saúde pública. “A EAAB propõe que a orientação alimentar seja uma atividade rotineira na Atenção Primária à Saúde. Com a formação, os profissionais das unidades de saúde, desde o recepcionista até o médico, estarão capacitados para apoiar os usuários quanto às oportunidades da adoção de hábitos saudáveis de alimentação, desde a amamentação", explica.