10 ABR 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Prefeitura de Betim convoca forças de segurança para combater ameaças de ataques em escolas da cidade
Um grupo de gerenciamento de ações foi criado pela Prefeitura de Betim, na tarde desta segunda-feira (10), para combater e prevenir ameaças de ataques a escolas da cidade. A decisão foi tomada em reunião que contou com representantes de várias pastas do governo municipal, como a Secretaria Adjunta de Segurança Pública - incluindo a Guarda Municipal e a Patrimonial - e a Secretaria da Educação; efetivos da Polícia Militar; vereadores; conselheiros tutelares; e uma comissão de pais de estudantes da rede pública. No encontro, um amplo trabalho conjunto, com início já na manhã desta terça-feira (11), foi traçado para garantir mais tranquilidade à comunidade escolar e a toda a população de Betim.

O reforço na segurança de estudantes, professores, educadores, pais e responsáveis contará com a atuação de guardas municipais nas 69 escolas municipais de Betim. As estaduais contarão com ação mais ostensiva da Polícia Militar e os 31 Centros Infantis Municipais ficarão sob os cuidados dos guardas patrimoniais diuturnamente. Já as creches conveniadas com o município receberão recurso para contratar vigilantes para atuarem por um período de 90 dias que pode ser estendido, se necessário. Além das forças de segurança atuando nas próprias escolas, o grupo de gerenciamento estabeleceu a intensificação de rondas e patrulhas nas imediações de todas as instituições de ensino. A Polícia Civil também garantiu à prefeitura empenho máximo na investigação dos casos registrados no município.

Nos últimos 12 dias, quatro situações de ameaças violentas foram contabilizadas em Betim: uma na Escola Estadual João Guimarães Rosa, no bairro Icaivera; duas nas escolas municipais Abílio Gomes da Costa, no bairro Imbiruçu; uma na Escola Municipal Margarida Soares Guimarães, no bairro Brasileia; e uma na creche Oásis, no bairro Bom Repouso.

“Nosso objetivo é dar uma resposta ordeira ao pânico generalizado. Já solicitei à Polícia Civil a quebra de sigilo para descobrir a origem dessa rede de fake news que está espalhando o terror nas instituições de ensino. Queremos localizar os responsáveis por esses atos absurdos. Não podemos ficar de braços cruzados deixando que alimentem o pânico entre os pais, educadores e estudantes. O foco total é na segurança da comunidade escolar”, garantiu o prefeito de Betim, Vittorio Medioli.

“Ja contamos com sistema de reconhecimento facial, o Faceschool, nas escolas municipais para os estudantes desde fevereiro de 2022. Nos próximos dias, vamos ampliar esse sistema para todas as pessoas que entrarem nas escolas. Ninguém terá acesso às unidades sem que sua entrada seja devidamente registrada. Além disso, todas as 69 escolas contam com sistema de alarmes e circuito interno de câmeras. Vamos aproveitar esse videomonitoramento 24 horas para registrar cada entrada, cada movimentação”, acrescentou o mandatário.

“Todo o serviço de inteligência da Polícia Militar está sendo colocado à disposição do município. As situações registradas já estão sendo mapeadas. Estamos, desde hoje, despendendo reforços não apenas nas imediações das escolas estaduais, mas também das municipais e das particulares. Nosso objetivo é dar uma resposta rápida para que, como o prefeito bem pontuou, não se instaure nenhum tipo de pânico”, pontuou o tenente-coronel José Sérgio Felício, da Polícia Militar.

Caso presencie alguma situação ou movimentação suspeita, a população pode acionar as forças de segurança pelos telefones 153, da Guarda Municipal; 181, o Disque-Denúncia; e o 190, da Polícia Militar.