09 MAR 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Pequenos Defensores: projeto da Defesa Civil promove formação contra riscos

A Prefeitura de Betim, por meio da Superintendência de Defesa Civil, com o apoio do Salão do Encontro, promoverá, entre os dias 31 de março e 17 de junho, o projeto “Defesa Civil nas Escolas: Pequenos Defensores”. O  objetivo da iniciativa é formar cidadãos mais cautelosos, que saibam identificar situações de risco e que sejam multiplicadores de boas práticas de proteção e defesa civil. O público-alvo são os cerca de 90 alunos das turmas de 8 e 9 anos da Escola Complementar da unidade matriz do Salão do Encontro, no bairro Angola. As aulas serão ministradas gratuitamente por técnicos da superintendência e de outras entidades, uma vez por semana.

A ação foi idealizada no primeiro semestre de 2022, com suporte da coordenação do Salão do Encontro e da Guarda Municipal, que responsável pela “Guarda Jovem do Bem”, iniciativa também desenvolvida na instituição. Na ocasião, um projeto-piloto foi executado, o que atestou o sucesso do Pequenos Defensores. Temas como “Defesa Civil e Manifestações Patológicas em Residências”, “Meio Ambiente e seus Riscos”, “Risco Hidrológico”, “Risco Geológico”, “Riscos Domésticos”, “Brincadeiras Perigosas” e “Coleta Seletiva”  serão abordados no projeto.

“Queremos criar uma cidade mais consciente por meio da educação, uma vez que, com os conteúdos abordados de percepção de riscos, essas crianças, os ‘pequenos defensores’, serão uma extensão da Defesa Civil na comunidade, sendo eles multiplicadores de conhecimento”, destaca a superintendente de Defesa Civil, Suellen Reis.