16 FEV 2023
Confira o funcionamento dos serviços públicos durante o recesso de Carnaval

Os prédios ligados à administração municipal, dentre eles o Centro Administrativo João Paulo II, estarão fechados durante o feriado de Carnaval. O mesmo ocorre nas sedes do Instituto de Previdência Social do Município de Betim (Ipremb), dos Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) e nas dez gerências regionais da cidade. Os atendimentos retornam na quinta-feira (23).

SAÚDE

Na segunda-feira (20) e na quarta-feira (22), as 38 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e todas as unidades da rede de Saúde Mental estarão abertas, das 8h às 17h, com atendimento em escala mínima e com as salas de vacina abertas para imunização da população.

Na terça-feira (21), as UBS estarão fechadas, bem como o Cersami, o Cersam Citrolândia e o Centro de Convivência. Os Cersams Betim Central e Teresópolis e o CapsAd estarão abertos para atendimento das urgências e emergências.
Durante os três dias de Carnaval, permanecerão fechados: os Centros de Referência em Especialidades Divino Braga, em Reabilitação Anderson Gomes de Freitas, em Saúde do Trabalhador (Cerest), o Serviço de Prevenção e Assistência a Doenças Infecciosas (Sepadi) e o Centro Integrado de Saúde da Mulher e da Criança (Cimuc). Todas as unidades retomam o atendimento normal na quinta-feira (23).
Todos os serviços com atendimento de urgência e emergência terão funcionamento normal, 24 horas. São eles: as quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Hospital Público Regional de Betim (HPRB) e o Centro Materno-infantil.

GUARDA MUNICIPAL

A Guarda Municipal atuará normalmente, com patrulhamento e plantão 24 horas. O órgão pode ser acionado pelo telefone 153.

DEFESA CIVIL

A Defesa Civil mantém o plantão durante todo o feriado. As equipes podem ser acionadas pelo telefone 199.

EDUCAÇÃO

A Secretaria Municipal da Educação, bem como as unidades de ensino (escolas, centros infantis e creches conveniadas), não vão funcionar durante o feriado de Carnaval. As aulas retornam na quinta-feira (23).

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Os Creas 1 e 2, o Centro Pop, o Cream, os 16 Cras e as Superintendências de Programas Sociais e de Trabalho, Emprego e Renda estarão fechados nos dias 20, 21 e 22. Os atendimentos serão retomados normalmente na quinta-feira (23), das 8h às 17h. O albergue Vitor Braighi funcionará normalmente durante o feriado.

RESTAURANTES POPULARES (Centro e Teresópolis)

As unidades do Centro e do Teresópolis permanecerão fechadas durante o feriado de Carnaval. O retorno das atividades será na quinta-feira (23).

MERCADO CENTRAL DE BETIM

Na segunda-feira (20), o Mercado Central de Betim funcionará em horário normal, das 7h30 às 19h. Na terça-feira (21), abrirá das 7h30 até o meio-dia e, na quarta-feira de cinzas (22), o funcionamento será em horário normal.

PARQUE NATURAL MUNICIPAL FELISBERTO NEVES

Funcionamento das 7h às 19h em todos os dias - de sábado (18) a quarta-feira (22).

PARQUE ECOLÓGICO MUNICIPAL CLÉO BARBOSA

Ficará fechado nesta sexta-feira (17) e no sábado (18). De domingo (19) a quarta-feira (22) o funcionamento será das 9h às 21h.

TRANSPORTE PÚBLICO

Em virtude do período carnavalesco, que ocorrerá entre os dias 20 e 22 de fevereiro, o Sistema de Transporte Público Municipal irá operar com a seguinte programação:

Segunda-feira (20) - Quadro horário de sábado.

Terça-feira (21) - Quadro horário de Domingo.

Quarta-feira (22) - Quadro horário dia útil.

Os horários podem ser acessados pelo aplicativo ClicaBus e também pelo site da Prefeitura de Betim.

LIMPEZA URBANA

Os serviços de coleta e varrição continuam normalmente durante o carnaval. Já os serviços de capina e coleta seletiva serão interrompidos apenas na terça-feira (21).

ESPORTE

O funcionamento da Secretaria Municipal de Esportes, bem como as aulas do programa Viva o Esporte e da Pista de Bicicross, estarão suspensas no feriado de Carnaval. Os serviços voltam na quinta-feira (23).

SEPA

A Superintendência de Proteção e Bem-estar Animal (Sepa) não funcionará de segunda-feira (20) a quarta-feira (22). O atendimento ao público será retomado na quinta-feira (23).

PROCON

A Superintendência de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (PROCON) não funcionará de segunda-feira (20) a quarta-feira (22). O atendimento ao público será retomado na quinta-feira (23).