17 JAN 2023
Colônia Santa Isabel celebra 29º Concerto Contra o Preconceito

Colônia Santa Isabel celebra 29º Concerto Contra o Preconceito

Festa será realizada entre os dias 23 e 29 de janeiro e terá show de Sandra de Sá

O primeiro mês do ano é, tradicionalmente, especial para Betim, sobretudo para a Colônia Santa Isabel, na região do Citrolândia. É que janeiro celebra o Concerto Contra o Preconceito, evento que resgata um período histórico marcante para o município - quando, a partir de 1920, a Colônia era o destino de pessoas que sofriam com a hanseníase, doença que, décadas atrás, ainda não tinha cura. Mas o Concerto vai muito além disso. Ele promove a conscientização sobre a enfermidade, que, desde 1980 conta com tratamento eficaz. Além disso, tem papel fundamental no combate ao preconceito que ainda envolve a hanseníase. Com o tema “Hanseníase tem cura e o preconceito também”, o evento ocorre entre os dias 23 e 29 de janeiro, na própria Colônia, levando informação, arte, cultura, diversão, atividades esportivas e estímulo ao diagnóstico precoce da doença. A programação inclui ainda show com a cantora Sandra de Sá.

O 29º Concerto Contra o Preconceito é uma realização da Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria de Arte e Cultura, com apoio do Morhan (Núcleo Betim) e da Associação Comunitária de Moradores da Colônia Santa Isabel.

O secretário municipal de Arte e Cultura, Ubiratan Santana, recorda que “o isolamento imposto aos doentes com hanseníase no passado afastou deles as pessoas de seu convívio. Ao entrar na Colônia, os asilados tiveram que construir novas formas de socialização e reaprender a viver. É importante destacar que, naquele momento, a arte, a religião e o esporte foram importantes aliados para que os internos pudessem viver o isolamento com o mínimo de leveza. Mais tarde, a cultura teve um importante papel no processo de ressignificação dos antigos internos. É por isso que essa trajetória é celebrada hoje com uma grande festa, com inúmeras atividades artísticas e culturais”, ressalta.

Confira abaixo a programação completa do evento.

29º CONCERTO CONTRA O PRECONCEITO

23 de Janeiro

Abertura da Semana da Mancha

Semana de Diagnóstico Precoce da Hanseníase

Local: Unidades Básicas de Saúde da região do Citrolândia

24 de janeiro

14h - Abertura da Exposição “91 anos da Colônia Santa Isabel”, com fotos e artefatos do Centro de Memória e Ação em Hanseníase Luiz Veganin

Local: Casa da Cultura Josephina Bento

Das 13h às 16h - Forró sem Preconceito

Local: Núcleo Geraldo Rabelo / APROMIV

18h - Exposição Tributo ao Artista Plástico Roberto Pereira Betão

Local: Centro de Memória e Ação em Hanseníase Luiz Veganin

25 de janeiro

10h - Blitz Educativa do Concerto contra o Preconceito

Local: Em frente Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo – Centro de Betim

26 de janeiro

9h - Café memorial em homenagem às pessoas acometidas pela hanseníase e trabalhadores da Colônia Santa Isabel.

Local: Centro de Memória e Ação em Hanseníase Luiz Veganin

11h – Apresentação da Orquestra Jovem Ramacrisna

Local: Pavilhão da Colônia

14h - Coffee Break de Abertura do Seminário “Desafios e Avanços na Luta contra a Hanseníase”

• Tarde de autógrafos do escritor John Anthony, que lançou o livro “Uma questão de princípio”;

• Exibição do Curta Animado “A Colônia” da Ilustradora e Animadora Digital Elisângela Gomes.

Participantes: Trabalhadores da Fhemig e Rede SUS Betim

Local: Auditório do NEP (Fhemig)

Coordenação do Seminário: Secretaria Municipal de Saúde/Morhan/Direção da Casa de Saúde Santa Isabel/Fhemig

27 de janeiro - Noite Gospel