28 NOV 2022
Saúde promove ações de conscientização contra o HIV/Aids
A campanha Dezembro Vermelho é realizada em todo o país como forma de mobilizar a população pela prevenção ao HIV/Aids e às outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Como parte da campanha, a Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá ao longo do mês diversas ações de conscientização com início no dia 1º de dezembro, marcado como o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

Na quinta-feira (1º), o Serviço de Prevenção e Assistência a Doenças Infecciosas (Sepadi) estará presente na blitz educativa realizada na Praça Tiradentes, das 16h às 19h, integrando a programação da 3ª Jornada Diversidade, realizada pelo Conselho Municipal de Atenção à  Diversidade Sexual LGBTI. Durante a ação, motoristas e pedestres receberão materiais informativos e orientações sobre a prevenção contra o HIV/Aids e outras ISTs. Também serão distribuídos preservativos e quem passar pela praça poderá receber aconselhamento individualizado dos profissionais do Sepadi e realizar testes rápidos. O Vacimóvel estará presente oferecendo as vacinas contra a covid-19, meningite e hepatite B.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), ao longo de todo o mês de dezembro, também serão realizadas ações educativas com orientações em salas de espera, aconselhamento individualizado, realização de testes rápidos, além da distribuição de preservativos. O usuário podem procurar a UBS de referência para conferir a programação das atividades.

Rede de Atendimento em Betim
No SUS Betim, o Programa IST/Aids e Hepatites Virais promove, durante todo o ano, ações educativas, estimulando a prevenção das ISTs, o diagnóstico e tratamento precoces dessas infecções. As ações envolvem toda a rede de atenção à saúde. As 38 UBSs do município oferecem atendimento com aconselhamento para prevenção das doenças, a realização do teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, por meio de agendamento, além da distribuição de preservativos.

Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) são recebidos os casos de acidente com materiais biológicos e de exposição sexual consentida. São fornecidos medicamentos para profilaxia pós-exposição de risco de infecção pelo HIV (PEP).

O Serviço de Prevenção e Assistência em Doenças Infecciosas (Sepadi) é a unidade que realiza o atendimento ambulatorial multidisciplinar aos pacientes infectados, com médicos infectologistas, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos e assistentes sociais. Nesse serviço são realizados os exames clínicos e o tratamento, com a dispensação de medicamentos antirretrovirais e para infecções oportunistas, além do acompanhamento ambulatorial necessário.

No Sepadi também são realizados os testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, além de palestras e aconselhamento individualizado para prevenção da contaminação.  A unidade também atende vítimas de acidentes com material biológico e perfurocortantes, pessoas vítimas de abuso sexual, crianças com rubéola e toxoplasmose congênitas, além de outros casos de doenças infecciosas que demandam tratamento com um médico infectologista.