07 NOV 2022
PARCERIAS
Projeto de inclusão digital beneficia adolescentes assistidos pela Assistência Social de Betim

Adolescentes em situação de vulnerabilidade assistidos pela Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), serão beneficiados pelo projeto de inclusão digital Bootcamp, do Instituto Ramacrisna, que será lançado na sexta-feira (11). Todas as 30 vagas disponibilizadas pelo projeto serão destinadas à Semas.

Os adolescentes, com idades entre 14 e 21 anos, foram selecionados pelo serviço de medidas socioeducativas da Semas e também pelo serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi); dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e de unidades de acolhimento. Os adolescentes selecionados terão curso livre de informática e programação Bootcamp, que é um curso intensivo que inclui apenas as habilidades mais relevantes para construir e lançar sites e aplicativos em nível profissional. Todos os participantes do curso serão acompanhados por técnicos da Semas.

O projeto de inclusão digital Bootcamp, custeado com recursos financeiros do Ministério Público do Trabalho, faz parte do Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais, o Descubra!, implantado há quase cinco meses em Betim, presidido pela Semas.

Programa Descubra!

O Descubra! é resultado de uma cooperação interinstitucional formada por 11 órgãos e instituições federais, estaduais e municipais. A ação, instituída em 2019, é liderada pelo Ministério Público do Trabalho e pelo Ministério Público de Minas Gerais. O programa atua como suporte à oferta de vagas de trabalho protegido a jovens em situação de vulnerabilidade social, em especial àqueles que cumprem medidas socioeducativas, que estão em situação de acolhimento institucional ou que foram resgatados de trabalho infantil. “É um programa de extrema importância para a inclusão de jovens em medida socioeducativa no mercado de trabalho, além de possibilitar, também, o fortalecimento das relações interpessoais, minimizando a situação de vulnerabilidade social”, avalia a secretária municipal de Assistência Social, Sandra Queiroz.

Foto: Alive Corvel/PMB.