10 OUT 2022
Betim recebe espetáculo “Beatles para Orquestra - Concertos Didáticos”
Apresentação ocorre no Teatro Municipal Newton Amaral Franco, com entrada gratuita, nesta sexta (14)
Uma noite repleta de sucessos atemporais do aclamado quarteto de Liverpool. Esse é o objetivo da Orquestra Musicoop, que desembarca em Betim nesta sexta-feira (14), às 20h, para apresentação única do espetáculo "Beatles para Orquestra - Concertos Didáticos", no Teatro Municipal Newton Amaral Franco. A apresentação traz 11 canções que marcaram diferentes momentos do grupo britânico, como "Yesterday", "Eleanor Rigby" e "Here Comes The Sun". O "Beatles para Orquestra" tem entrada gratuita, com ingressos distribuídos duas horas antes do início da sessão, na bilheteria do próprio teatro. O espetáculo inaugura o projeto Concertos Didáticos, promovido pela Orquestra Musicoop, em parceria com o Ministério do Turismo, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio da BH Recicla. A apresentação na cidade conta ainda com o apoio da Prefeitura de Betim.

“A proposta do concerto é convidar os espectadores a conhecer os bastidores e o modo de organização de um grupo de câmara como a Orquestra Musicoop, a partir de repertório fácil de ouvir. Nessa apresentação a gente parte dos Beatles para mostrar as diferentes sonoridades a que a orquestra pode chegar com a viola, o violoncelo, o violino e o contrabaixo como instrumentos solistas. Vamos abordar também, dentre outros temas, um pouco sobre a função do maestro, o que significam seus gestos, quem é o Spalla, qual o seu papel, etc”, explica o maestro Felipe Magalhães.

Entre uma canção e outra, Magalhães e os 20 músicos da Musicoop apresentarão, numa prosa descontraída e cheia de informação, curiosidades sobre o funcionamento de uma orquestra. O momento mais intimista é, para o secretário municipal de Arte e Cultura, Ge Rodrigues, uma oportunidade única para quem deseja ampliar os conhecimentos musicais. "Aprender um pouco mais de música e conhecer mais sobre a formação de uma orquestra, por meio de canções imortais de uma das maiores bandas de todos os tempos, é uma oportunidade muito especial para todas as idades”.

Música e sustentabilidade

Além de apreciar boa música, o público do teatro poderá, também, contribuir com um mundo mais sustentável. No hall do teatro serão recolhidos, em coletores da BH Recicla, lixos eletrônicos, como por exemplo dispositivos que não funcionam mais (geladeiras, TVs, rádios celulares, tablets), além de pilhas e baterias, com o objetivo de serem reaproveitados. O público poderá levar seu lixo eletrônico e descartá-lo no início do evento. A proposta da ação é conscientizar a população a evitar a depredação ambiental e preservar o mundo para as futuras gerações.

Beatles para Orquestra - Concertos didáticos

1 - Yesterday (violino solo, Elias Barros)
2- Martha My Dear (violino solo, Henrique Rocha)
3- Eleanor Rigby