10 OUT 2022
1º Festival Caipira de Betim terá shows de Gabriel Sater e Chico Lobo
O Ministério do Turismo e o Grupo Vamos realizam, com o apoio da prefeitura, o 1º Festival Caipira de Betim. Uma boa moda de viola, comidas típicas e dois ou três dedinhos de prosa fazem parte dos saberes da cultura caipira. E é esse clima aconchegante que será reproduzido durante todo o evento, realizado nestes sábado (15) e domingo (16), no coração cultural da cidade: a praça Milton Campos.

Com entrada gratuita, a festa terá início às 12h, com atrações como teatro infantil, espaço kids, disputa de viola, feirinha de artesanato, feira gastronômica, e muitos shows. O chef Edson Puiati vai comandar a Cozinha Show, com degustação gratuita para o público. A grande atração musical do primeiro dia é o ator e cantor Gabriel Sater, que recentemente fez parte do elenco da novela global Pantanal, interpretando o violeiro Trindade. Já no domingo, quem encerra a noite em grande estilo é Chico Lobo, violeiro, compositor e um dos maiores artistas no processo de valorização e difusão da cultura caipira. Vários artistas betinenses também se apresentarão no evento, mostrando o valor da "prata da casa".

A produtora do projeto Festival Caipira, Elke Rezende, explica que “o evento busca difundir os saberes, linguagens e expressões musicais da viola em Minas Gerais, e muitas outras tradições da cultura caipira. É uma festa gratuita que contará com apresentações musicais instrumentais executadas por violeiros, gastronomia da roça e muitos shows. Sem dúvida, um evento para toda a família”.

“A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Arte e Cultura, tem a honra em ser parceira na realização desse festival, que é tão rico culturalmente e também uma excelente opção de lazer gratuito para toda a população. Nosso complexo cultural da praça Milton Campos é o cenário perfeito porque as marcas da cultura caipira ao longo da história de Betim estão lá por toda parte”, destaca o secretário municipal de Arte e Cultura, Gê Rodrigues.

O 1º Festival Caipira de Betim foi viabilizado pela Secretaria Especial de Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A programação completa do evento pode ser conferida no perfil @festivalcaipirabetim no Instagram.

PROGRAMAÇÃO DE SHOWS

Dia 15 – Sábado