07 OUT 2022
PARCERIAS
Programa Descubra! já apresenta resultados positivos em Betim

Em três meses de trabalho em Betim o Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais, o Descubra!, registra números positivos e, mais do que índices, chama a atenção pelo fortalecimento das parcerias em prol da melhoria da qualidade de vida de jovens em situação de vulnerabilidade social.  O balanço foi feito pelos integrantes do Comitê Gestor Interinstitucional do programa na cidade, que é presidido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), durante a terceira plenária da equipe, realizada nessa quinta-feira (6), no Salão do Encontro. A Prefeitura de Betim assinou a adesão ao  Descubra! no dia 30 de junho deste ano.

Uma das boas notícias foi o anúncio de encaminhamento de verba, por parte do Ministério Público do Trabalho, para ser investida em programas sociais de instituição a ser definida pelo comitê do programa. O recurso financeiro é oriundo de processo judicial.

Também durante a plenária, duas instituições que participam do Descubra! anunciaram novos programas voltados para a capacitação e preparação de jovens para o mercado de trabalho. O Salão do Encontro lançará, no próximo dia 17, o Programa Jovem Independente (PJI). Já o Instituto Ramacrisna apresentará, no próximo dia 19, um projeto para qualificação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Sandra Queiroz, o Descubra! avança com passos firmes em Betim. “Somos todos parceiros que acreditam no trabalho conjunto, voltados para um só objetivo, que é o fortalecimento da rede de proteção aos jovens”. A próxima reunião do comitê gestor do Descubra!, em Betim, será realizada no dia 6 de novembro.

O programa é resultado de uma cooperação interinstitucional formada por 11 órgãos e instituições federais, estaduais e municipais. A ação, instituída em 2019, é liderada pelo Ministério Público do Trabalho e pelo Ministério Público de Minas Gerais. O Descubra! atua como suporte à oferta de vagas de trabalho protegido a jovens em situação de vulnerabilidade social, em especial a aqueles que cumprem medidas socioeducativas, que estão em situação de acolhimento institucional ou que foram resgatados de trabalho infantil.