15 SET 2022
15ª Conferência Municipal de Saúde de Betim é realizada neste fim de semana
Nos próximos dias 16, 17 e 18 de setembro, será realizada a 15ª Conferência Municipal de Saúde de Betim, cujo tema é “Garantir o Fortalecimento do SUS e do Controle Social em Defesa da Vida”. Os debates serão realizados no campus da PUC Minas Betim e contarão com a participação de representantes de usuários, de trabalhadores e de gestores da rede SUS local − delegados eleitos na 14ª Conferência Regional de Saúde, realizada no dia 20 de agosto nas dez regiões do município.

Na sexta-feira (16), às 14h, será realizada a abertura solene. Ao longo do sábado (17) serão realizadas mesa de debates e grupos de discussão das propostas. No domingo (18) a conferência será encerrada com a  plenária final para validação das propostas.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Claudio Alves de Carvalho,  informa que a conferência contribuirá com a formulação de diretrizes do Plano Municipal de Saúde (PMS-2022/2025) para os próximos quatro anos. "No dia 20 de agosto pudemos colher centenas de propostas para a melhoria dos serviços de saúde de Betim nas dez regiões do município. Ao final da 15ª Conferência elas serão compiladas por tema, a fim de nortear as diretrizes e ações do PMS-2022/2025", explica.

A realização de conferências, conforme exigido por legislação federal, é de grande relevância para a condução democrática das políticas públicas no país, na medida em que propicia um amplo diálogo entre a população, os trabalhadores e os gestores de cada área. No caso da saúde, possibilita o levantamento das demandas dos usuários, bem como a avaliação dos serviços prestados pelo SUS na perspectiva desses três segmentos.

15ª Conferência Municipal de Saúde de Betim
Dia 16 de setembro, das 14h às 17h