16 AGO 2022
Capela do Rosário recebe manifestação cultural mais antiga de Betim
Reinado de Nossa Senhora do Rosário volta a ser celebrado em seu formato original, com participação de diversas guardas de congado

O mês de agosto tem uma atmosfera especial em Betim. É nesse período que ocorre a manifestação de uma das maiores riquezas culturais da cidade: o Reinado de Nossa Senhora do Rosário. De acordo com a tradição, o festejo dura três dias, pois, segundo os dançantes e de acordo com mito da origem, “foi no terceiro dia que a santa saiu do mar.” Mas em Betim as festividades ocorrem em mais dias. O ciclo festivo teve início no dia 30 de julho, quando, no adro da Capela, foi hasteada a Bandeira de Aviso da Mão Poderosa. Já a partir desta quinta-feira (18) terá início a novena, com celebrações promovidas pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e outras comunidades católicas de vários bairros de Betim. A cada noite, durante nove dias, será hasteada também a bandeira de um dos santos protetores das guardas. (Veja a programação completa ao fim do texto)

No sábado (27), às 19h, será realizado o Cortejo de Nossa Senhora do Rosário, de Santa Efigênia e de São Benedito. Ele sairá do Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo levando as imagens de devoção da Irmandade até a Capela do Rosário, onde será realizado o rito de hasteamento da Bandeira de Nossa Senhora do Rosário.

A culminância da celebração, que sempre ocorre no último domingo de agosto (28), é o momento mais esperado e conta com a participação de várias irmandades do Congado, tanto de Betim quanto de outras cidades. As guardas, formadas por um grupo de dançantes, têm importante função simbólica no ritual das festividades.

As guardas são recebidas com um café-da-manhã servido aos congadeiros. Após a refeição, elas seguem para os rituais de adoração à Nossa Senhora do Rosário. Nesse momento, os tambores, as latas nos pés, as rezas, o canto, as roupas adornadas, as bandeiras e o pagamento de promessas traduzem a fé de um povo que tem em suas raízes muita história.

Num dos rituais, os congadeiros circulam em volta da Capela e cantam, lembrando o tempo da escravidão, quando não era aceita a presença dos negros nas cerimônias religiosas. Outros momentos são de inteira devoção à santa que, segundo os mitos dos escravos no período colonial, preferiu a companhia dos negros à dos senhores brancos, invertendo a hierarquia social da época.

À tarde, após o almoço, ocorre a procissão. As guardas participantes da festa caminham pela rua, carregando os andores com os santos. O encerramento é marcado pela celebração da Missa Conga, no adro da Capela do Rosário.

“Infelizmente, em 2020 e 2021 o Festejo de Nossa Senhora do Rosário não foi realizado em razão das restrições para conter a pandemia da covid-19, privando os congadeiros e os religiosos de demonstrarem sua fé, mas agora, em 2022, a festa será celebrada em seu formato completo e original, e será aberta à participação de todos”, comemora o secretário municipal de Arte e cultura, Gê Rodrigues.

O Reinado é promovido pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, um dos grupos culturais mais antigos de que se tem notícia na cidade. Seu primeiro documento histórico é um pedido feito à Igreja Católica, em 1814, para angariar recursos para a construção da Capela de Nossa Senhora do Rosário, que foi inaugurada em 1897. Desde então, a capela é o principal cenário do Reinado, sendo palco dos principais momentos da manifestação.

É por toda a importância histórica e representatividade simbólica e cultural para a cidade que o Reinado de Nossa Senhora do Rosário é registrado como patrimônio imaterial de Betim desde janeiro de 2010. A Festa da Irmandade também faz parte do calendário de eventos do município e conta com o fomento da Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria de Arte e Cultura.

FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO - 2022

TEMA CENTRAL: Aos teus pés, Maria Mãe do Rosário, aqui estamos para te homenagear e bendizer

De 18 a 26 de agosto – Novena

18/08 – 20h - 1º dia da novena