21 JUL 2022
PARCERIAS
Betim estimula conscientização sobre acessibilidade da pessoa com deficiência ao transporte público

Os 237 veículos do transporte público de Betim (ônibus e vans) receberam, nesta semana, adesivos com informações sobre o direito à acessibilidade para a pessoa com deficiência. A adesivação é fruto de parceria entre a Coordenadoria de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência (Caapd), da Secretaria Municipal de Assistência Social, e a Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos). O objetivo é conscientizar a população sobre a importância desse direito e também divulgar o canal de atendimento especial da Diretoria de Transporte e Trânsito da Ecos, por meio do qual a pessoa com deficiência pode fazer reclamações, dar sugestões e tirar dúvidas.

Para o coordenador da Caapd, Marcel Medeiros, a ação funciona como uma campanha de conscientização dos usuários do transporte coletivo e, consequentemente, de toda a população. “Percebemos que os usuários com deficiência estavam tendo vários problemas, como por exemplo o elevador de cadeira de rodas que não funciona, motorista que não para no local adequado. Por isso, conversamos com a Ecos e chegamos à conclusão de que as pessoas não sabiam como chegar ao órgão fiscalizador. Os adesivos com as informações básicas sobre o direto à acessibilidade foram, então, afixados em pontos estratégicos de todos os ônibus e vans que circulam por Betim".

Ele acredita que, com os adesivos, as reclamações, sugestões e observações chegarão à Diretoria de Transporte e Trânsito de forma mais assertiva. O adesivo foi  criado para facilitar a comunicação do fato. “As informações chegam para empoderar, instrumentalizar a pessoa com deficiência e deixar explícito que ela tem o direito de fazer a reclamação como qualquer pessoa e que existe um caminho para ela se manifestar”, destaca Marcel Medeiros.

Atualmente, segundo números dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), mais de 3.260 pessoas com deficiência utilizam o transporte coletivo em Betim. Impedimentos ou dificuldades na acessibilidade podem ser denunciados pelo telefone 0800.2835993 ou pelo WhatsApp, nos números 99450.2979 e 99450.6876. É interessante, no ato da denúncia, informar o número do veículo, a linha e o horário. A fiscalização é realizada diariamente pela Ecos, por meio da Diretoria de Transporte e Trânsito.