13 JUL 2022
Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo, em Betim, reinaugura espaço para exposições
Mostra de ceramista betinense poderá ser visitada até o dia 5 de agosto
Neste mês de julho, o Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo está reinaugurando  o espaço de exposições itinerantes com a mostra “Expressões do Cotidiano”,  do ceramista e modelador Admilson de Souza, o Bichinho. Estão em exibição 18 peças do artista que apresentam vários tipos de pessoas encontradas na vida urbana. A exposição pode ser visitada gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, até o dia 5 de agosto.

“Além das exposições permanentes, com objetos históricos do acervo do museu, agora vamos também oferecer à população as exposições itinerantes, com as mais variadas expressões artísticas e culturais. Convidamos a todos para visitar o museu, prestigiar a exposição do Admilson e, também, conhecer um pouco mais da história de Betim”, afirma o Secretário de Arte e Cultura, Gê Rodrigues.

Sobre o artista

Admilson Joaquim de Souza, popularmente conhecido como Bichinho, é modelador e ceramista. Iniciou o ofício da arte aos 12 anos, tendo como mestre o artesão Manoel Miguel, pernambucano, modelador e artista, que também influenciou a expressão da arte de Admilson.

Aos 18 anos, após 6 anos de aprendizado com seu mestre, Bichinho continuou aperfeiçoando a sua arte nos detalhes, modernizando cada vez mais o seu expressionismo. Hoje, aos 62 anos, o artista já tem em seu histórico a participação em diversas exposições, o que o fez conhecido em várias cidades históricas, dentre elas Ouro Preto e Mariana, referências em arte. Admilson também já expôs em espaços como o  Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), a galeria de arte de Itaúna e o Palácio das Artes.

Atualmente, o artista ministra cursos e oficinas em Betim. O seu ateliê está localizado no bairro Citrolândia, onde também é sua residência. Em seu espaço estão dispostas obras de arte que variam de esculturas para composições paisagísticas de jardins e interiores, além de um rico acervo de bonecos que trazem a marca expressionista do artista.