20 JUN 2022
CULTURA
Concertos Noturnos: série musical com a Orquestra Sinfônica de Betim leva mais clássicos consagrados ao palco do Teatro Municipal
O compositor austríaco Joseph Haydn - considerado um dos mais importantes e influentes autores da música erudita - terá suas obras homenageadas nesta quinta-feira (23), às 19h30, pela Orquestra Sinfônica de Betim, no Teatro Municipal Newton Franco Amaral. Sob regência do maestro Márcio Miranda Pontes, o espetáculo faz parte da série musical Concertos Noturnos, realizada pela Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Arte e Cultura, em parceria com a Sociedade Artística Brasileira (Sabra), a Vallourec Soluções Tubulares do Brasil e o Instituto Unimed-BH. O espetáculo oferece entrada franca, porém sujeita à lotação máxima do teatro.

A apresentação terá início com a aclamada “Abertura em Ré Maior”, de autoria do famoso compositor mineiro do século XIX. João de Deus de Castro Lobo - uma forma de valorizar a arte regional e mostrar como os artistas mineiros estavam alinhados com a cultura musical europeia daquele período.

Na sequência, será apresentada a célebre “Sinfonia nº 94”, de Joseph Haydn, provavelmente a mais famosa das 104 sinfonias compostas pelo autor austríaco. Conhecida como “Sinfonia da Surpresa”, a obra ganhou esse nome em razão do "susto" que promove aos ouvintes no segundo movimento da obra.

Para fechar a noite, a Orquestra Infanto-Juvenil da Sabra se une à Orquestra Sinfônica de Betim. O repertório contará com os clássicos do compositor inglês Edward Elgar.

Série Concertos Noturnos
Orquestra Sinfônica de Betim
Dia: 23 de junho de 2022
Local: Teatro Municipal Prefeito Newton Franco Amaral - Betim
Entrada: franca, sujeita à lotação máxima do espaço.