25 MAI 2022
Casa da Cultura celebra 35 anos neste domingo (29) com evento especial
Domingo, 29 de maio, é um dia especial para a cultura de Betim. É que a data marca os 35 anos da Casa da Cultura Josephina Bento, símbolo da história (e da arte) da cidade e um dos principais cartões postais da região. Para celebrar o dia, o quintal da Casa será palco do Circuito Canto Coral - evento que reunirá no espaço 18 coros de todo o Brasil, a partir das 9h30. A entrada é gratuita.

Embora seja uma construção antiga - erguida por volta de 1711 -, a Casa da Cultura já teve diversas outras finalidades antes de se tornar um celeiro cultural de Betim. O local já foi pousada para tropeiros, bandeirantes e sertanistas que vinham de São Paulo com destino à Vila de Ouro. Também foi moradia, armazém e bar.

Em 1985, a casa foi desapropriada pela Prefeitura de Betim. No ano seguinte, iniciaram-se as obras de restauração. Em 1987, ela foi inaugurada como “Casa da Cultura Josephina Bento”, em homenagem a uma das mais antigas professoras da cidade. Em 1997, a casa foi tombada como Patrimônio Histórico-Cultural, consolidando-se como espaço onde são realizados os principais eventos culturais de Betim. Em 2019 foi novamente reformada, recebendo intervenções em toda a estrutura, o que deixou o patrimônio ainda mais lindo e acessível a todos.

“A Casa da Cultura, com seu extenso quintal, é um dos locais mais acolhedores de Betim. Diversos eventos artísticos e culturais já foram realizados aqui, conferindo à Casa o título de maior ponto cultural da cidade, tanto pela história que ela traz consigo, quanto por nos proporcionar um agradável ambiente de lazer, entretenimento e cultura”, destaca o secretário municipal de Arte e Cultura, Gê Rodrigues.

Circuito Canto Coral

Entre os dias 27 e 29 de maio, cerca de 18 coros de todo o Brasil estarão reunidos em Betim para o Circuito Canto Coral. Os grupos representam as cidades de Betim, Belo Horizonte, Contagem, São Lourenço, Curvelo, Itatiaiuçu, Sarzedo, Divinópolis, Sete Lagoas, Goiânia e Recife. Na sexta (27), o Circuito se apresenta no Teatro Municipal, às 20h. No sábado (28), a apresentação será no Partage Shopping, às 18h. E na manhã de domingo (29), às 9h30, o Circuito encerra as suas apresentações abrilhantando o aniversário da Casa da Cultura Josephina Bento.