11 MAI 2022
CULTURA
Orquestra Sinfônica de Betim inicia série mensal de apresentações no Teatro Municipal
“Concertos Noturnos" estreia na quinta-feira (19), às 19h30
A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Arte e Cultura (Secult), e a Sociedade Artística Brasileira (Sabra) realizam, a partir do próximo dia 19, a série “Concertos Noturnos” - apresentada pela Orquestra Sinfônica de Betim. O espetáculo musical ocorrerá mensalmente, no Teatro Municipal Newton Amaral Franco, sempre às 19h30. Com patrocínio da Vallourec e do Instituto Unimed-BH, a série terá entrada gratuita, porém limitada conforme a capacidade do espaço.

O concerto de inauguração da série contará com a apresentação da Primeira Sinfonia de Beethoven. O espetáculo incluirá ainda trecho de abertura da ópera A Flauta Mágica e também o Concerto nº 1 Para Flauta Transversal em Sol Maior - ambas obras de Mozart -, além de um pot-pourri de canções tradicionais e eruditas, com participação da Orquestra de Flauta Doce da Escola de Música da Sabra, em parceria com a Secretaria da Educação (Semed). “Será um concerto marcante não apenas pelo talento dos integrantes do conjunto e pelo conteúdo das obras, como também pela atuação do jovem músico solista premiado Marcos Vinícius Fernandes Nunes", afirma o maestro Márcio Miranda Pontes, que regerá as apresentações da série.

Marcos Vinícius iniciou seus estudos de flauta e piccolo no Centro de Formação Artística do Palácio das Artes (CEFAR) em 2014 na classe do professor Alexandre Braga, Em 2015 ingressou na graduação em música - Bacharelado em Flauta Transversal sob orientação dos professores Arthur Andrés e Maurício Freire, concluindo em 2021. Atuou como músico flautista e piccolista na Orquestral Sinfônica de Betim nos anos de 2015, 2017, 2019 e 2021 e, no momento, atua como primeiro flautista. Foi vencedor do Jovem músico BDMG, em 2015 e em 2016 foi vencedor do 1° Jovens Solistas do CEFAR. Atualmente é aluno da Academia da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais sob orientação da professora e flautista solista da orquestra, Cassia Lim

“A Secretaria Municipal de Arte e Cultura tem o objetivo de fomentar cada segmento do trabalho artístico para assim enriquecer o cenário cultural de Betim. Um concerto gratuito, com repertório repleto de clássicos, promove o acesso cultural a todos e também funciona como incentivo para os músicos locais. Assim, vamos construindo uma grande rede de formação e disseminação cultural em Betim”, pontua o secretário da pasta, Gê Rodrigues.

A Sabra

Fundada em 2013, a Sociedade Artística Brasileira (Sabra) é uma associação civil, sem fins lucrativos, com sede em Betim e que conta com o apoio da Prefeitura de Betim, por meio das Secretarias Municipais da Educação e de Arte e Cultura . A organização promove o ensino gratuito de música, com cursos de musicalização infantil, música, orquestra sinfônica, corais, dentre outros. A Sabra também atua por meio de concertos didáticos e apresentações públicas gratuitas com os grupos musicais formados por seus alunos e professores. Além disso, desenvolve intenso trabalho de pesquisa e restauração da música de compositores brasileiros dos séculos XVIII e XIX e documentos históricos, além de bens móveis e imóveis.

Série de Concertos Noturnos
Orquestra Sinfônica de Betim
Dia: 19 de maio de 2022
Local: Teatro Municipal Newton Franco Amaral - Betim – MG