10 MAI 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Prefeitura de Betim realiza ação pelo combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

Caminhada de sensibilização da Semas será na região Icaivera

Na próxima sexta-feira (13), das 8h às 11h, a Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizará uma caminhada para sensibilizar e conscientizar a população moradora da região Icaivera sobre a importância do enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A concentração terá início às 8h, na avenida Sycaba, em frente ao número 455, esquina com rua Jaraíba, e seguirá pela via até a ponte da avenida Yete, 2797.

A iniciativa faz parte da segunda etapa da "Mobilização da Rede Intersetorial Icaivera/Parque do Cedro para Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes", planejada no fim de 2021. As ações se fazem necessárias diante do aumento de denúncias de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes naquela região.

Segundo a assistente social e referência técnica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e do Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, Maria José Coelho, outras atividades serão realizadas além da caminhada, como capacitações, fóruns e seminários no sentido de alertar a população para essa grave violação dos direitos humanos, e também capacitações de profissionais para acolhimento humanizado às crianças e adolescentes em situação de violência sexual. Já a secretária da Semas, Sandra Queiroz, destaca a importância desse trabalho de conscientização ser feito também nas ruas: “A Semas realiza mais esta ação para chamar a atenção da sociedade para esse gravíssimo problema que é o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A prevenção deve ter início dentro dos lares onde , muitas vezes, começa esse tipo de exploração. A conscientização da sociedade pra este fato fortalece nosso alerta em combate a esse crime que destrói sonhos e futuros”, diz Sandra.

Paralelamente às ações planejadas para o dia 13 de maio, a Semas e a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) estão produzindo material gráfico informativo que integrará campanhas e seminários sobre o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual, além do abuso e do trabalho infantil, que serão realizados neste ainda em maio e junho.