03 MAI 2022
SAÚDE
Idosos acima de 60 anos já podem receber a quarta dose da vacina contra a covid-19 em Betim
A partir desta terça-feira (3), a Prefeitura de Betim amplia para idosos com 60 anos ou mais a aplicação da quarta dose (ou 2º reforço) da vacina contra a covid-19. Conforme recomendações do Ministério da Saúde, o segundo reforço na imunização contra a doença deve ser feito quatro meses após o recebimento da primeira dose de reforço. A vacina está disponível nas 37 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, das 8h às 17h, e também no Vacimóvel.

Os idosos devem conferir no cartão de vacinas a data em que receberam o primeiro reforço (3ª dose) para saber quando devem tomar o segundo reforço (4ª dose). As pessoas que estão com o esquema vacinal contra a covid-19 incompleto também devem procurar a UBS referência o mais breve possível para receber a dose em atraso. Para receber a vacina o cidadão deve apresentar um documento de identidade e o cartão de vacinas.

O secretário de Saúde, Augusto Viana, ressalta a importância da população receber todas as doses do imunizante. “O avanço da vacinação nos permitiu facultar o uso da máscara, mas reforçamos que todos devem completar o esquema vacinal para evitar o surgimento de novos casos e, com isso, um novo endurecimento das regras'', afirmou.

Confira o esquema vacinal para cada público:

- Idosos com 60 anos ou mais:
D2 - Coronavac, 28 dias após D1 / AstraZeneca, 8 semanas após a D1 / Pfizer, 21 dias após a D1
1º Reforço ou 3ª dose - 4 meses após D2
2º reforço ou 4ª dose - 4 meses após 1º reforço