25 MAR 2022
INAUGURAÇÕES
OBRAS PÚBLICAS
Após uma década, Teatro Municipal de Betim será inaugurado dia 31
Programação contará com seis dias de apresentações culturais para o público adulto e infantil
Na próxima quinta-feira (31), às 19h, o prefeito Vittorio Medioli, entregará à cidade o tão aguardado Teatro Municipal Prefeito Newton Amaral Franco. Depois de 10 anos de espera, a programação se estenderá até o dia 6 de abril com intervenções musicais, teatrais e circenses para os públicos infantil e adulto.

O Teatro Municipal, que fica na Praça Milton Campos, centro de Betim, tem capacidade para 410 pessoas, 02 camarotes, que comportam 26 assentos, inclusive para portadores de deficiência, e um palco com 335 m², incluindo coxia e proscênio. A solenidade de inauguração contará com intervenções da Escola de Circo IEÊ e apresentação da Orquestra Sinfônica de Betim.

Já entre os dias 1 e 6 de abril, o público poderá conferir as apresentações do Grupo de Dança Clícia Lizzi, o espetáculo adulto Irmã Cotinha – A missionária da alegria, do Projeto Circuito Canto Coral e o teatro infantil Circo no Fundo do Mar. Os ingressos devem ser retirados, gratuitamente na Casa da Cultura no dia anterior à apresentação, das 9h às 17h. A Casa da Cultura Josephina Bento fica na rua Padre Osório Braga, 18, Centro.

Para o secretário municipal de Arte e Cultura, Gê Valadão, a conclusão do teatro significa a realização de um sonho de muitos anos de espera da classe artística: “É um grande presente não só para a classe artística e toda sua cadeia produtiva, mas para a população betinense, pois também será um espaço para confraternizações, lazer, arte e cultura, que terá ampla programação contemplando, principalmente, o nosso artista betinense”, celebra o secretário.

A obra

O projeto do teatro de Betim foi elaborado em 2011 e as obras ficaram paralisadas a partir do ano seguinte. No início da construção, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG-MG) apontou irregularidades no andamento das obras, como a concessão de pagamentos contratuais e o não andamento da obra. Na época, o contrato consumiu R$ 5 milhões de recursos públicos. A partir de 2016, a gestão municipal readequou o projeto e providenciou a retomada das obras. “A entrega do teatro municipal à comunidade é um sonho que a população esperou por anos. Assumimos o local numa condição deplorável e, agora, inauguramos um espaço moderno, confortável e que atenderá a demanda de artistas locais e nacionais. Ganham os betinenses”, avalia a presidente da Ecos, Marinésia Costa Makatsuru.

A obra inicial do teatro não contava com área de convivência. Então, foi construída uma área com piso intertravado, com bancos, iluminação, jardins, rampa de acessibilidade. O teatro passa a ter um espaço multiuso, onde poderão ser realizadas apresentações abertas e essa parte também poderá ser utilizada como área de convívio. O prédio ganhou um espaço coberto, um foyer, na fachada do teatro, com cobertura metálica, visível para quem passa na rua, e onde poderão ser realizadas intervenções culturais.

Confira a programação de inauguração:
31/03 - 19h: Cerimônia de entrega do teatro (aberta ao público)
           - 19h: Intervenções da Escola de Circo IEÊ
           - 19h15: Apresentação da Orquestra Sinfônica de Betim
01/04 - 19h: Apresentação Escola de Circo IEÊ.
02/04 - 19h: Grupo de Dança Clícia Lizzí
03/04 - 10h: Projeto Circuito Canto Coral