A Divisão de Ouvidoria, no conjunto de suas atribuições, fomenta o agir da administração sugerindo medidas de aprimoramento da gestão e do funcionamento dos serviços públicos, difundindo e divulgando os avanços obtidos e os objetivos alcançados em prol da cidadania.. A função da Divisão de Ouvidoria não é o de procurar ou apontar defeitos ns ações da prefeitura, mas funcionar como uma espécie de "controle de qualidade do serviço público", sinalizando as falhas e acertos e auxiliando na busca de soluções para os problemas.
Também conhecido como ombudsman, o Ouvidor atua como um representante do cidadão dentro da prefeitura.
Uma vez recebida a demanda do cidadão, o papel do ouvidor público, é entrar em contato com os órgãos responsáveis pela manifestação recebida e notificar o problema, procurando descobrir quais são as suas causas e repercussões, mantendo o cidadão informado.
A Ouvidoria contribui para a solução dos problemas relacionados aos órgãos municipais recebendo suas sugestões e críticas para a garantia dos direitos fundamentais, informando sobre os deveres dos órgãos públicos municipais e seus projetos. Além disso, otimiza a administração visando satisfazer os anseios da sociedade. Como fazer as manifestações (reclamações, denúncias, críticas, elogios, sugestões, consultas ou pedidos de informações)?
Todas as manifestações devem conter os seguintes dados:
Internet/Portal da Prefeitura: Clique aqui e acesse
Telefones:
Ouvidoria SUS: (31) 3512-3199 / (31) 3512-3198: 8h às 17h
- Hospital Regional de Betim: (31) 3539-8283: 7h às 11h e 13h30 às 17h30
- Centro de Ref. de Especialidade Divino Ferreira Braga: (31) 3594-5128: 8h às 12h
Ouvidoria Geral: (31)3512-3315 / (31) 3512-3453: 8h às 17h
E-mail:
- Ouvidoria SUS: ouvidoriasus@betim.mg.gov.br
- Ouvidoria Geral: faleouvidoria@betim.mg.gov.br
Pessoalmente:
- Ouvidoria SUS e Ouvidoria Geral: Centro Administrativo da Prefeitura 10h às 17h
- Hospital Regional de Betim: 7h às 11h e de 13h30 às 17h30
- Centro de Referência de Especialidade Divino Ferreira Braga: 8h às 12h
Com o intuito de expandir as ações e envolver um número maior de cidadão, a Divisão de Ouvidoria estenderá aos diversos segmentos da sociedade.
Os programas estão sendo trabalhados por professores e pedagogos da rede municipal. São programas que têm como objetivo promover a informação e o esclarecimento dos conceitos básicos da cidadania, atuando a longo e médio prazo na formação do cidadão do futuro.
Atingindo diretamente as questões que afligem a população, estes programas incentivam o aluno, o professor e seus familiares a discutirem e absorverem os conceitos propostos de cidadania, contando, ainda, com a participação de todos os órgãos públicos do Poder Executivo Municipal.
O ponto alto desse projeto está relacionado à mudança cultural, a qual conscientiza o cidadão acerca da importância da apresentação dos problemas e da identificação das causas destes, analisando as questões, sugerindo alternativas e participando de todo o processo.