Mais do que uma obra de infraestrutura, a completa revitalização do Albergue Vitor Braighi representa um avanço significativo na política de assistência social de Betim. Com 40 anos de história, o espaço foi totalmente reformado e readequado para oferecer mais conforto, segurança, acessibilidade e dignidade às pessoas em situação de rua e aos migrantes acolhidos pelo município.
A reforma foi executada pela Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito de Betim (Ecos) e contemplou a modernização integral da unidade, que funciona 24 horas por dia e tem capacidade para acolher até 40 pessoas, sendo 30 vagas destinadas ao público masculino e 10 ao feminino. A inauguração da nova estrutura está prevista para o dia 3 de julho.
Referência no atendimento socioassistencial do município, o Albergue Vitor Braighi presta acolhimento humanizado e atenção integral conforme as diretrizes da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). O serviço oferece alimentação, higienização, pernoite, orientações individuais e em grupo, encaminhamentos para a rede de proteção social e apoio para retorno à cidade de origem, reencontro familiar ou deslocamento para local que melhor atenda às necessidades do usuário.
A gestão do equipamento é realizadas por meio de parceria entre a Prefeitura de Betim e a Apromiv, entidade responsável pela execução do serviço de acolhimento, garantindo atendimento contínuo e especializado aos usuários.
A intervenção transformou completamente a estrutura do equipamento. Foram criadas salas específicas para triagem e guarda-volumes, além de um espaço de convivência equipado para atividades coletivas e fortalecimento dos vínculos sociais. A unidade passou a contar ainda com dormitórios e banheiros separados para homens e mulheres, rouparia, lavanderia, cozinha industrial, refeitório, sala para armazenamento de enxovais e circuito interno de monitoramento por câmeras.
As melhorias incluíram a substituição total do telhado, a renovação completa da rede elétrica, instalação de novos forros, troca de todo o piso, pintura geral e adequações de acessibilidade em todos os ambientes. Também foram instaladas bancadas e mobiliários funcionais que garantem mais praticidade, organização e segurança para usuários e equipes de trabalho.
O novo layout foi desenvolvido para qualificar os fluxos de atendimento e tornar os espaços mais acolhedores e funcionais. Na área externa, a unidade recebeu paisagismo completo, contribuindo para um ambiente mais agradável e adequado ao processo de acolhimento.
Para o prefeito Heron Guimarães, a entrega da reforma reforça o compromisso da administração municipal com a proteção social e o cuidado com as pessoas em situação de maior vulnerabilidade. “Quem chega ao albergue está vivendo, muitas vezes, um dos momentos mais difíceis da vida. Por isso, é nosso dever oferecer não apenas abrigo, mas acolhimento com dignidade, respeito e humanidade. Esta reforma transforma completamente o espaço e garante uma estrutura moderna, segura e preparada para atender quem mais precisa. É um investimento que reflete o compromisso da nossa gestão com o cuidado das pessoas”, destaca o prefeito.
Com a revitalização do Albergue Vitor Braighi, Betim fortalece sua rede de assistência social e amplia a capacidade de oferecer atendimento qualificado, humanizado e digno à população em situação de rua e aos migrantes que passam pelo município.