Medidas incluem reorganização de fluxos, novas sinalizações e ajustes geométricos nas avenidas Coletora Artur Trindade, no Jardim Alterosas, e Teotônio Parreira Coelho, no Jardim da Cidade
A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, segue avançando com ações voltadas à melhoria da fluidez do tráfego e à redução de acidentes em pontos estratégicos da malha viária. Duas importantes vias do município receberam intervenções recentes, com foco na organização dos movimentos, na segurança de motoristas e pedestres e na adequação do sistema viário ao aumento do fluxo de veículos.
Jardim Alterosas
Concluída nesta segunda-feira (19), a intervenção na avenida Coletora Artur Trindade reorganizou um cruzamento complexo onde cinco vias convergem para a avenida principal, que possui dois sentidos de circulação. A configuração anterior gerava conflitos frequentes entre veículos e pedestres, especialmente por se tratar de um ponto de ligação entre os bairros Senhora de Fátima e Jardim Alterosas 2ª Seção, com intenso movimento em razão da presença de supermercado e posto de combustíveis.
No local, foi implantada uma ilha de canalização de fluxo, além da instalação de tachões refletivos para impedir conversões proibidas. O conjunto de melhorias inclui sinalização vertical completa, placas de advertência e pintura da sinalização horizontal, promovendo maior clareza aos deslocamentos e disciplinando o trânsito na principal via da região do Alterosas.
Jardim da Cidade
A avenida Teotônio Parreira Coelho, importante eixo de ligação entre o Centro, a BR-381 e a região Norte da cidade, também passa por mudanças significativas. As intervenções concentram-se nos cruzamentos com as ruas Idalina Damásia e Arnaldo Araújo, com ajustes nos pontos de retorno e nas travessias entre os dois lados do bairro.
O retorno localizado mais abaixo está sendo reformado para ampliar o raio de giro dos veículos, adequando-o ao aumento do fluxo previsto. As obras contemplam a redução de um metro na largura do canteiro central existente e a melhoria da geometria da curva, possibilitando a formação de faixa de acumulação para conversões com mais segurança, sem impactar o tráfego no sentido descendente da avenida.
As medidas foram definidas em diálogo com moradores da região e respondem a um cenário de entrelaçamento excessivo de movimentos, veículos ilhados nos acessos e registro recorrente de acidentes. Somente em 2025, foram contabilizadas 57 ocorrências ao longo da avenida Teotônio Parreira Coelho.
Com a reorganização, parte dos movimentos foi direcionada para um retorno mais abaixo, considerado mais seguro e adequado, com faixa específica para acúmulo de veículos. As mudanças dão continuidade ao Teste Operacional de Circulação realizado na via entre 23 e 25 de julho de 2025 e consideram o aumento expressivo do fluxo após a implantação do Jacintão, que dobrou o volume de veículos que transitam pelo local. A previsão é que as intervenções sejam concluídas ainda nesta semana.









