Quatro guardas municipais do Grupamento de Operações com Cães (GOC) participam, de 8 a 12 de dezembro, de um curso de cinoterapia na Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. A capacitação integra o processo de idealização de um projeto municipal que irá contemplar crianças, idosos e pessoas com deficiência, conforme demandas de instituições como escolas, asilos, Centro de Referência e Apoio à Educação Inclusiva Rafael Veneroso (Craei-RV), entre outros.
O conteúdo ministrado é voltado à cinoterapia, técnica que utiliza o cão selecionado e treinado como parceiro especializado para auxiliar em tratamentos terapêuticos, promovendo bem-estar físico e emocional através da interação humano-animal, reduzindo estresse, ansiedade, promovendo estímulos cognitivos, emocionais e sociais.
“A participação da nossa equipe nesse curso é um passo fundamental para a consolidação do projeto que estamos desenvolvendo em Betim. Os cães dóceis do GOC já atuam em ações como os dog shows, realizando visitas a hospitais, creches e asilos com fins terapêuticos e de interação. Agora, com a instrução técnica no processo de cinoterapia, teremos a oportunidade de expandir essa atuação, qualificando ainda mais o trabalho e fortalecendo ações inclusivas, de acolhimento e de promoção do bem-estar para diversos públicos do nosso município”, pontua a comandante da Guarda Municipal de Betim, Midiã Fernandes