Brilho, cores, coreografias e movimentos tomaram conta da noite desta sexta-feira (5), no Ginásio Poliesportivo Divino Braga, em Betim. A cidade sediou a 30ª edição do Festival Mineiro de Ginástica para Todos – Professora Theresinha Ribeiro Bonfim, que reuniu cerca de 650 ginastas de dez entidades de pelo menos cinco cidades mineiras.
Promovido e organizado pela Federação Mineira de Ginástica (FMG), em parceria com a Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, o evento - de caráter festivo - reforça Betim como um dos principais polos da ginástica no estado. Das 30 edições já realizadas, a cidade sediou 20.
Um dos destaques do festival foi a apresentação da equipe de ginástica do Programa Viva o Esporte, que levou ao ginásio todos os seus 453 alunos. Ao todo, o programa realizou cinco números especiais. A primeira apresentação, celebrando os 30 anos do festival, reuniu 36 ex-ginastas que fizeram parte do programa ao longo das últimas três décadas. Eles apresentaram a coreografia inédita “Viver e Reviver”, ao som de “O Que É o Que É”, de Gonzaguinha.
As equipes do Viva o Esporte também emocionaram o público com apresentações em homenagem aos cantores Elvis Presley e Bruno Mars, além de coreografias inspiradas nos clássicos infantis Sítio do Picapau Amarelo e Meu Malvado Favorito.
O festival contou ainda com apresentações de outras entidades que enriqueceram a noite, trazendo coreografias inspiradas em temas como Titanic, Garota de Ipanema, Rebeca Andrade, O Rei Leão, ginastas campeãs mundiais, África, além de criações temáticas como mineiros na praia, a harmonia dos quatro elementos, e números reflexivos como Refém do Agora e O Que Realmente Importa.
A professora do Programa Viva o Esporte, Ariene Righi, destacou a relevância de Betim abrigar novamente o festival. “Este evento consolida a força da ginástica em Betim e o compromisso da cidade com a formação esportiva. Ele encerra o calendário anual da Federação Mineira de Ginástica e, especialmente, as atividades do Viva o Esporte. É uma oportunidade em que as ginastas mostram tudo o que aprenderam ao longo do ano, com apresentações livres, sem foco competitivo, valorizando a criatividade, a expressão e a evolução de cada atleta.”
Segundo a Federação Mineira de Ginástica, desde 2023 o festival homenageia a Professora Theresinha Ribeiro Bonfim, referência e inspiração para a ginástica mineira e brasileira. Para abrilhantar ainda mais o evento, esteve presente a ex-presidente da FMG.
Viva o Esporte
O Viva o Esporte atende cerca de 5 mil alunos em diversas modalidades esportivas. O programa é realizado por meio de parceria entre a Prefeitura de Betim, via Secretaria Municipal de Esportes, e o Instituto Ramacrisna - organização que há mais de 65 anos promove projetos de qualificação profissional, aprendizagem, esporte, cultura e lazer na região do Vianópolis.









