A Prefeitura de Betim, por meio da Superintendência Municipal de Defesa Civil, realiza, nesta sexta-feira (28), duas blitzes educativas de conscientização sobre os riscos do período chuvoso, que compreende os meses de outubro a março. As ações serão realizadas a partir das 9h, nas duas principais áreas classificadas como de atenção reforçada no município: a Colônia Santa Isabel, na região do Citrolândia, e o bairro Nossa Senhora de Fátima, na regional Alterosas.
Durante as blitzes, equipes da Defesa Civil irão distribuir materiais informativos e orientar moradores sobre medidas preventivas, cuidados em áreas de encosta, sinais de alerta e como agir diante de situações de risco, como deslizamentos, inundações e enxurradas. O objetivo é estimular a cultura de prevenção e reduzir a ocorrência de desastres por meio do engajamento direto da comunidade.
A superintendente de Defesa Civil, Suellen Reis, destaca que a ação vai além da entrega de panfletos, assumindo papel essencial no fortalecimento da consciência coletiva. “A panfletagem de conscientização reforça o nosso compromisso com a proteção e defesa civil da população. Mais do que uma ação informativa, é um chamado à conscientização coletiva e à responsabilidade compartilhada. Cada um de nós, enquanto cidadão, tem um papel fundamental na prevenção de desastres.”
Suellen também reforça que atitudes simples podem salvar vidas e evitar ocorrências graves durante o período chuvoso. “As ações preventivas também são responsabilidade da comunidade. Atitudes simples que fazem grande diferença, como não jogar lixo nas encostas, manter as calhas limpas e evitar cortes verticalizados ou com grande inclinação em áreas de encosta. Quando cada pessoa faz a sua parte, construímos uma cidade mais segura, preparada e resiliente. A prevenção começa com pequenas ações, e juntas elas protegem vidas.”
Com as blitzes, Betim segue avançando nas políticas de redução de riscos e desastres, fortalecendo o diálogo direto com a população e incentivando o protagonismo comunitário na construção de uma cidade mais segura e preparada para o período de chuvas.









