Uma festa para mostrar como o esporte em Betim é uma importante ferramenta de inclusão social. É com esse objetivo que a Prefeitura de Betim, através da Secretaria Municipal de Esportes, promove, nesta quinta-feira (27), o baile do projeto AFA (Atividade Física Adaptada), às 18h, no Clube Atlético Rodoviário (praça Geni Nair, 40, Centro).
O evento é voltado para alunos do projeto, acompanhantes dos atletas e profissionais envolvidos. Realizado há 32 anos pela secretaria, o AFA, que faz parte do programa Viva o Esporte, visa oferecer acesso a atividades físicas e esportivas adaptadas com o objetivo de desenvolver o potencial máximo de pessoas com algum tipo de deficiência. São atendidos alunos com deficiência física, visual, intelectual, síndromes (Down, West, entre outras), e transtornos do Neurodesenvolvimento (TDAH, TOD e TEA). O projeto contempla 230 pessoas em cinco núcleos da cidade: Horto, Complexo Esportivo Riccardo Medioli, Quadra do Petrópolis, CAIC e Galpão da Ginástica.
Durante o baile, haverá homenagem para professores mais antigos do AFA, além de celebrar as conquistas e o resultado dos alunos em competições realizadas neste ano, como é o caso da atleta PCD Raysa Raiane Silva Mendonça. Em outubro, ela conquistou duas medalhas de prata e uma de bronze no Campeonato Mundial de Atletismo Virtus 2025, realizado em Brisbane, na Austrália. O resultado marca mais um feito na trajetória da jovem atleta betinense, que é considerada uma das maiores referências do país no atletismo para pessoas com deficiência, e também do AFA.
O secretário de Esportes, Welinton Sapão, destacou a importância de celebrar os resultados desse projeto. "Nestes 11 meses de gestão, temos investido muito em políticas públicas voltadas para o esporte inclusivo, pois sabemos do poder transformador que a prática esportiva tem na vida das pessoas. E a realização desse baile vem para coroar esse trabalho. Neste ano, batemos recorde de eventos esportivos inclusivos realizados na nossa cidade, além de implantarmos o programa Inclusão em Movimento, em que oferecemos atividades esportivas para públicos específicos. O Viva o Esporte ajuda a formar cidadãos, a desenvolver talentos e garante oportunidades para todos. Por isso, com o apoio do nosso prefeito Heron Guimarães, investimos também na ampliação desse programa, além de valorizarmos os professores de educação física ao equiparmos o salário deles com os profissionais de mercado. Por tudo isso, temos muito que comemorar e nada melhor do que celebrar esse momento com os nossos alunos do AFA. Em Betim, o esporte é para todos".
Viva o Esporte
O AFA faz parte do programa Viva o Esporte, que atende cerca de cinco mil alunos em diferentes modalidades, oferecendo não apenas a prática esportiva, mas também suporte multidisciplinar. O programa se consolidou como um dos mais importantes espaços de formação de atletas e de promoção da inclusão social através do esporte. O Viva o Esporte é executado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Betim, através da Secretaria Municipal dos Esportes, com o Instituto Ramacrisna, organização que há mais de 65 anos oferece projetos de qualificação profissional, aprendizagem, esportes, cultura e lazer na região do Vianópolis.









