Educadores, profissionais da rede municipal e toda a comunidade escolar terão uma nova oportunidade de ampliar conhecimentos sobre educação inclusiva na próxima quarta-feira (29), das 7h às 11h, durante mais uma edição da Manhã Inclusiva, promovida pela Prefeitura de Betim, por meio do Centro de Referência e Apoio à Educação Inclusiva Rafael Veneroso (Craei-RV), ligado à Secretaria Municipal da Educação (Semed). O encontro será realizado no auditório Ady Rosa de Freitas, no Centro Administrativo, e terá como tema “Paralisia Cerebral: compreensões, potencialidades e práticas pedagógicas inclusivas”.
A proposta é promover uma reflexão sobre a paralisia cerebral como condição de deficiência física, abordando seus aspectos conceituais, clínicos e funcionais, além das implicações no processo de ensino-aprendizagem. Também serão discutidas estratégias pedagógicas e adaptações que favorecem a participação plena e o desenvolvimento integral dos estudantes com deficiência física no ambiente escolar.
A palestrante convidada será Deisiane Oliveira Souto, doutora em Neurociências e pós-doutoranda em Ciências da Reabilitação pela UFMG. Ela atua em pesquisas sobre neurodesenvolvimento e paralisia cerebral. Durante a palestra será abordado os principais tipos e classificações da paralisia cerebral, as funções motoras e cognitivas mais afetadas, além de apresentar estratégias de estimulação, comunicação alternativa e recursos pedagógicos acessíveis que podem ser incorporados ao cotidiano escolar. A especialista também vai discutir como o professor pode atuar como agente de inclusão, promovendo a autonomia e o protagonismo dos estudantes com deficiência física.