Betim segue se destacando no cenário esportivo inclusivo nacional. Atletas com deficiência do programa Viva o Esporte, mantido pela Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, conquistaram seis medalhas no Campeonato Brasileiro de Jovens - Circuito Loterias Caixa de Atletismo, realizado nesta semana em São Paulo.
Os atletas garantiram uma medalha de ouro, três de prata e duas de bronze, além de importantes colocações em provas de alto nível técnico. Um dos destaques foi Eduardo Monteiro, que conquistou o ouro nos 100 metros, e o João Pedro, que foi prata nos 200 metros e 400 metros.
Para o secretário municipal de Esportes, Welinton Sapão, os resultados são um reflexo do trabalho contínuo que a prefeitura tem realizado para promover a inclusão por meio do esporte. Ele destacou ainda que, nesta semana, a atleta PCD Raysa Raiane também foi destaque internacional, ao ganhar duas medalhas de prata e uma de bronze no Campeonato Mundial de Atletismo Virtus 2025, realizado em Brisbane, na Austrália.
“Essas conquistas mostram o quanto temos investido em políticas públicas voltadas ao esporte inclusivo, que transforma vidas. O Viva o Esporte ajuda a formar cidadãos, desenvolver talentos e garante oportunidades para todos. E com o apoio do nosso prefeito Heron Guimarães temos incentivado a ampliação do programa, além de investir na valorização dos professores de educação física ao equiparmos o salário deles com os profissionais de mercado. Além disso, já recebemos só neste ano mais de 10 eventos esportivos inclusivos. Em Betim, o esporte é para todos", afirmou.
Viva o Esporte
O Viva o Esporte atende cerca de cinco mil alunos em diferentes modalidades. O programa é executado através de uma parceria entre a Prefeitura de Betim, através da Secretaria Municipal dos Esportes, com o Instituto Ramacrisna, organização que há mais de 65 anos oferece projetos de qualificação profissional, aprendizagem, esportes, cultura e lazer na região do Vianópolis.
Confira os resultados:
-
Richard Gabriel (F-20 Sub-23): prata no salto em distância (5,27m) e 10º lugar nos 100m (14.42);
-
Raphael Assis (F-37): bronze no lançamento de dardo (16,99m) e arremesso de peso (5,47m);
-
Antony de Cássio: 6º lugar no lançamento de dardo (9,15m).