A partir desta quinta-feira (2), a Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, inicia um teste operacional de trânsito na região do bairro Angola, nas imediações do Salão do Encontro, com o objetivo de avaliar a viabilidade de implantação de mão única em alguns trechos e aprimorar a segurança viária e a organização do tráfego local.
Durante o período de testes, agentes de trânsito estarão presentes para orientar os motoristas e garantir a fluidez da circulação. Faixas indicativas sobre as alterações também foram instaladas nas imediações. A principal mudança ocorre na rua João da Silva Santos, que passa a operar em mão única no sentido Centro, no trecho compreendido entre as ruas Marechal Costa e Silva até a rua Artur Trindade.
Para possibilitar essa alteração, outras vias próximas também terão ajustes temporários:
A rua Marechal Costa e Silva passa a operar em mão única entre as ruas Rafael Veneroso e João da Silva Santos, no trecho onde está instalado o semáforo de pedestres em frente ao colégio;
A rua Rafael Veneroso também terá circulação em mão única, no sentido Marechal Costa e Silva, formando um binário com a rua João da Silva Santos;
Já a rua Santo Agostinho permanece em mão dupla.
Após a fase de testes e análise dos impactos no tráfego, a previsão é que as alterações definitivas sejam implementadas a partir do dia 13 de outubro. Nessa ocasião, será instalado um novo projeto de sinalização vertical, com placas indicativas nos quarteirões afetados, para disciplinar o trânsito e garantir mais segurança aos condutores e pedestres.
Para quem se desloca em direção ao Centro, outras opções de trajeto permanecem disponíveis, como as ruas José Augusto Borges — paralela à rua do Rosário —, além da própria João da Silva Santos e Artur Trindade. E para quem segue em direção à região Norte, para bairros como Novo Horizonte, Bom Repouso e Residencial Lagoa, a Rua do Rosário segue como melhor opção.
Na rua João da Silva Santos, as vagas de estacionamento serão mantidas no lado direito das vias, garantindo maior segurança no embarque e desembarque de alunos nas imediações do Salão do Encontro.