Após passar por reforma completa, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Alterosas, em Betim, retoma os atendimentos em seu endereço de origem com um espaço totalmente revitalizado, que garante melhores condições de trabalho para os profissionais e mais conforto para os cerca de 15 mil usuários atendidos pela unidade. O evento de entrega à população será neste sábado (9), às 9h.
Durante o período de reforma, os atendimentos foram temporariamente absorvidos pelas UBSs Duque de Caxias e Dom Bosco, assegurando a continuidade do cuidado às famílias da região. Com a conclusão das obras, a equipe – que permanece a mesma – volta a atuar em um ambiente reestruturado, com salas adequadas e novos equipamentos, em conformidade com os padrões da Vigilância Sanitária, e mais próximos de suas residências.
A UBS Alterosas conta com quatro Equipes de Saúde da Família, uma Equipe e-Multi e duas equipes de Saúde Bucal. Com a reforma, a unidade passa a dispor de espaços mais amplos e funcionais, como uma sala de espera confortável, consultório ginecológico estruturado, salas para saúde bucal, sala para atividades coletivas, além de áreas destinadas a reuniões e ao trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs).
“A entrega da nova estrutura da UBS Alterosas é mais do que uma obra finalizada, é um cuidado renovado com quem cuida e com quem precisa ser cuidado. Investir em um espaço mais acolhedor, funcional e alinhado às normas da Vigilância Sanitária é garantir dignidade no atendimento, valorização das nossas equipes e respeito à população. É assim que fortalecemos o SUS e promovemos saúde com qualidade e humanidade”, afirma a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Santana.
Detalhes da obra
O projeto de reforma da UBS Alterosas contemplou a readequação completa do layout da unidade, visando otimizar os atendimentos e modernizar toda a infraestrutura. Entre os serviços executados, destacam-se: substituição total do telhado; readequação de ambientes internos; execução de piso monolítico em granilite polido; troca de revestimentos cerâmicos, louças e metais; renovação completa das instalações elétricas (com nova fiação e luminotécnica) e hidráulicas; e pintura geral de todo o espaço.
A obra incluiu, ainda, a substituição de marcos, portas e janelas; instalação de rede de tecnologia da informação; construção de passeio no entorno da unidade com adequação para acessibilidade; instalação de equipamentos de combate a incêndio e pânico; montagem de divisórias internas em drywall; instalação de bancadas em granito; e execução de reboco e emassamento das paredes, garantindo acabamento de qualidade. As intervenções foram acompanhadas pela Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos).