Betim registrou a maior queda na incidência de crimes violentos entre os dez municípios mais populosos de Minas Gerais, no comparativo entre os primeiros semestres de 2024 e 2025. De acordo com os dados - fornecidos pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG) -, a redução foi de 27,6%. São considerados crimes violentos: estupro, estupro de vulnerável, extosão, extorsão mediante sequestro, homicídio, roubo e sequestro.
A queda expressiva dos índices colocou Betim à frente da capital, Belo Horizonte - que registrou redução de 11,3% -, e de outros grandes centros urbanos do Estado, como Contagem (-18,8%) e Juiz de Fora (-18,2%). Segundo a compilação feita pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, Betim registrou, nos primeiros seis meses deste ano, 423 ocorrências contra 584 no mesmo período de 2024.
Para o secretário municipal de Segurança Pública, Anderson Reis, as estatísticas reforçam o impacto positivo das políticas públicas de segurança implementadas pela prefeitura, bem como o trabalho integrado entre as forças de segurança. “Liderar a redução de crimes violentos entre os dez maiores municípios de Minas Gerais é um indicativo claro de que estamos no caminho certo. Essa conquista é fruto de um trabalho integrado, que envolve inteligência, prevenção, investimentos em tecnologia, valorização da Guarda Municipal e parceria com as demais forças de segurança. Seguiremos avançando para que a população betinense viva com cada vez mais tranquilidade e confiança nas instituições”, afirma.
Ranking
1ª) Betim: -27,6%
2ª) Montes Claros: -26%
3ª) Governador Valadares: -20,8%
4ª) Contagem: -18,8%
5ª) Juiz de Fora: -18,2%
6ª) Belo Horizonte: -11,3%
7ª) Uberaba: -11%
8ª) Uberlândia: -6,6%
9ª) Ribeirão das Neves: -0,3%
10ª) Divinópolis: +6,6%