Moradores da região do Alterosas que desejam castrar seus cães e gatos já podem inscrever os animais para o procedimento gratuito oferecido pelo Castramóvel da Prefeitura de Betim. O veículo ficará estacionado até o dia 22 de agosto na rua Cuiabá, nº 190, bairro Niterói, com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Para garantir a vaga , o tutor deve acionar a Secretaria Adjunta de Proteção Animal (Sepa) via Whatsapp (31) 98604-0603, solicitando agendamento.
No dia e horário agendados, o tutor deverá levar o amigo de quatro patas ao Castramóvel e apresentar cópia dos documentos pessoais de identidade e CPF, além de comprovante de endereço em nome próprio. A Sepa orienta ainda que os tutores com procedimentos agendados para o turno da manhã cheguem ao local às 9h. Já os atendimentos da tarde requerem chegada às 13h.
Critérios
A ação do Castramóvel segue critérios específicos para garantir a segurança dos animais. Podem ser castrados cães e gatos com idade entre 6 meses e 7 anos. No caso de cães sem raça definida, o procedimento é permitido até os 8 anos.
Além disso, os animais devem ter peso entre 3 kg e 20 kg. No entanto, animais que estiverem levemente acima dessa faixa de peso poderão ser avaliados no momento do atendimento, considerando a proporcionalidade entre o peso e o porte.
Cães braquicefálicos (Pug, Bulldog, Shih Tzu, Pequinês, Lhasa Apso) e de raças sensíveis, como Yorkshire, Maltês, Spitz Alemão, também conhecido como Lulu da Pomerânia não serão castrados por exigirem o uso de anestesia inalatória, que não pode ser administrada pela unidade móvel.
Outro critério que deve ser seguido para garantir a segurança do procedimento é o do jejum - mínimo de seis horas para a ingestão de alimentos e de duas horas para a ingestão de água.