Como parte da construção de uma gestão mais moderna, humana e eficiente, a Prefeitura de Betim avança em nova etapa da reforma administrativa. Nesta semana, o prefeito Heron Guimarães anunciou novos nomes que passam a compor o alto escalão do governo municipal, além de mudanças na estrutura administrativa.
Erika Bambirra assume a Secretaria Municipal de Administração — antes secretaria adjunta. Mestre em Educação, especialista em Gestão Estratégica na Administração Pública, Erika tem uma trajetória sólida no serviço público municipal e ampla experiência em áreas como gestão de pessoas, licitações e contratos. Ela atuou como secretária de Esportes na gestão de Vittorio Medioli e, até então, exercia função estratégica na pasta. Com sua nomeação, Priscila Miranda — que respondia pela Administração — passa a liderar a recém-estruturada Secretaria Adjunta de Recursos Humanos.
Outro avanço importante é a transformação da Superintendência de Tecnologia da Informação em Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação. A mudança reconhece a relevância estratégica da área no processo de modernização da gestão pública, mantendo Larissa Muritiba como titular da pasta.
A Segurança Pública, ex-adjunta, também foi elevada a secretaria municipal, consolidando a pasta como pilar central da política de proteção institucional da cidade. O guarda municipal Anderson Reis permanece na liderança, agora com mais autonomia para integrar ações de prevenção, monitoramento e valorização da corporação.
No campo das políticas públicas voltadas à causa animal, a Sepa, que era superintendência, foi transformada em Secretaria Adjunta de Proteção Animal, agora vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A mudança reafirma o compromisso da gestão com o bem-estar dos animais e o fortalecimento da rede de cuidado. Segue como titular da pasta a bióloga Roberta Cabral.
Experiência, diálogo e representatividade
A estrutura administrativa também passa a contar com cinco novas superintendências, duas delas vinculadas à Secretaria Municipal de Governo: a Superintendência de Acompanhamento - que ficará sob comando do político e administrador Rômulo Veneroso; e a Superintendência de Relacionamento de Sociedade Civil - que terá como titular o administrador Fabrício Freire.
Outros destaques dessa etapa da reforma são a criação da Superintendência de Igualdade, que ficará sob liderança da enfermeira e ex-presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial, Iracema de Assis; e da Superintendência da Mulher, que terá sob comando a fundadora da organização Sonhart e ex-gerente da regional Vianópolis, Célia Maria Pinto.
A criação dessas instâncias marca um avanço institucional no fortalecimento do diálogo entre governo e sociedade, consolidando compromissos assumidos pela atual gestão com a ampliação da escuta ativa, da articulação comunitária e da promoção da equidade como eixo transversal das políticas públicas.
Foi criada ainda a Superintendência de Juventude - antes divisão -, que seguirá sob liderança de Fernando Ganso.
Além disso, a Superintendência de Políticas sobre Drogas (Supod) passa a ter como titular o líder comunitário Silvano Ferreira, que desenvolve um vasto trabalho de acolhimento e apoio a dependentes químicos e seus familiares na região do Imbiruçu. A Supod, assim como a Superintendência da Mulher, fica vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social.
Já as superintendências de Igualdade, bem como a de Juventude, estão absorvidas pela Secretaria Geral — também implementada na reforma administrativa.
Com a nomeação de Célia Maria Pinto na Superintendência da Mulher, assume a Gerência Regional Vianópolis o ex-vereador José Afonso de Oliveira, o Pãozinho.
Para o prefeito Heron Guimarães, as nomeações refletem uma gestão comprometida com a representatividade e o diálogo. “Com as novas indicações, estamos zelando pela pluralidade e garantindo maior participação popular em nosso governo. Buscamos ampliar a representatividade — da juventude, das mulheres e da diversidade de gênero, raça e geração — ocupando espaços estratégicos com lideranças que representam esses segmentos. Também fortalecemos nosso diálogo político-institucional com pessoas experientes, capazes de construir pontes com a Câmara Municipal e com a sociedade civil”.
A nova configuração administrativa reforça o compromisso da Prefeitura de Betim com uma gestão pública inovadora, inclusiva e preparada para oferecer respostas rápidas e eficazes às necessidades reais da população. Para a próxima semana, estão previstas nomeações para as secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Lazer e Turismo — áreas consideradas essenciais para a retomada da economia local, o fortalecimento do setor de serviços e a valorização das vocações culturais e turísticas do município. A expectativa é que toda a nova estrutura esteja plenamente consolidada até o fim de junho.