Com foco na qualificação dos serviços de saúde e no cuidado integral das pessoas com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista (TEA), a Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta segunda-feira (28), a partir das 8h, o Fórum da Reabilitação: a linha de cuidado intelectual em Betim. O evento será na Escola de Formação do Servidor, no Centro Administrativo (Pará de Minas, 640 - Brasileia) e integra as ações do mês de abril, dedicado à conscientização do autismo.
A proposta é reunir profissionais da rede municipal de saúde para um momento de troca de experiências e construção coletiva. O fórum vai apresentar os fluxos de atendimento e encaminhamento adotados no município, além de destacar o trabalho desenvolvido por serviços como o Centro de Referência em Saúde Mental Infantil (Cersami), o Serviço Especializado em Reabilitação da Deficiência Intelectual (Serdi) e o Centro de Referência em Reabilitação (CRR).
Também serão abordadas as práticas da atenção primária, com ênfase na atuação das equipes eMulti das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), fundamentais para garantir o cuidado contínuo e próximo às famílias. A programação contempla ainda a participação do Centro de Referência e Apoio à Educação Inclusiva (Craei), reforçando a importância da articulação entre saúde e educação.
O encontro é voltado para os profissionais que atuam na linha de cuidado intelectual de Betim, além de trabalhadores da saúde dos municípios vizinhos de Brumadinho e Esmeraldas.
“Com essa iniciativa, reforçamos nosso compromisso com o cuidado integral à pessoa com deficiência intelectual e TEA. Queremos fortalecer uma rede de cuidado mais integrada, humanizada e eficiente, garantindo um atendimento de qualidade aos usuários e suas famílias”, ressalta a secretária de Saúde, Jaqueline Santana.