A Prefeitura de Betim realiza, nesta semana, duas importantes obras de infraestrutura que vão auxiliar na prevenção de ocorrências como alagamentos e deslizamentos de terra. Uma das intervenções ocorre na rua Filadélfia, no bairro Renascer, onde a Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos) executa o prolongamento da rede de drenagem pluvial da via. Já na rua Oranga, no bairro Paquetá, a Ecos dá andamento às obras de reestruturação de drenagem em encosta.
Os trabalhos no bairro Renascer começaram na segunda-feira (17), com a abertura da vala para a instalação da nova tubulação. A intervenção busca solucionar um problema recorrente de alagamentos na via, que afetam residências e dificultam o tráfego, especialmente em períodos de chuvas intensas. A rua, que possui cerca de 175 metros de extensão e uma curva acentuada em declive, sofre com acúmulo de água em pontos críticos.
Para melhorar o escoamento, a obra prevê a instalação de dez bocas de lobo e de 80 metros de tubulação com manilhas de 600 mm de diâmetro. Os serviços devem ser concluídos em 45 dias.
Outra frente de trabalho está recuperando a rede de drenagem na rua Oranga, no bairro Paquetá, atrás do condomínio São Marcos, na região do Citrolândia. No local, uma erosão em talude foi provocada pelo rompimento da rede de esgoto e drenagem do condomínio. Para estabilizar a encosta, a Ecos utilizou toneladas de pedras e iniciou a reconstrução do sistema de drenagem.
O projeto contempla a recuperação da rede e a interligação das novas tubulações a uma escada hidráulica que está sendo ampliada, garantindo escoamento eficiente das águas pluviais.
O presidente da Ecos, Wilton Magno Leite, destaca a importância dessas obras para a cidade. “São intervenções essenciais para melhorar a infraestrutura urbana e garantir mais segurança para a população. A drenagem eficiente dessas áreas reduz riscos de alagamentos e erosões, protegendo tanto os moradores quanto o patrimônio público”, afirma.