Promovido pela Prefeitura de Betim, o Programa Viva o Esporte completou, em 2024, 40 anos de atividades na cidade. Para celebrar esse marco, o município preparou uma solenidade especial que vai reunir atletas, familiares e profissionais do programa na próxima quarta-feira (11), às 18h, no Ginásio Poliesportivo Divino Ferreira Braga. O evento é aberto ao público.
Além de proporcionar um momento de confraternização, a prefeitura vai homenagear cerca de cem atletas que se destacaram durante o ano nas categorias individuais, coletivas, paralímpicas e de artes marciais. Profissionais que foram/são referência no programa ao longo dessas quatro décadas também serão condecorados. Haverá ainda apresentações artísticas de ginástica e de taekwondo, realizadas por atletas do programa.
“O Viva o Esporte celebra 40 anos de dedicação à formação de cidadãos e atletas, impactando gerações com valores como disciplina, respeito, trabalho em equipe e superação. Muito mais do que um incentivo ao esporte, o projeto construiu histórias de transformação, oferecendo oportunidades e sonhos a milhares de pessoas”, destaca a secretária municipal de Esportes, Érika Brant.
40 anos de sucesso
Com uma história de muito sucesso, que inclui a projeção de atletas de destaque nacional e internacional - como a medalhista olímpica de vôlei de praia Ana Patrícia, que iniciou sua trajetória esportiva no Viva o Esporte -, o programa já atendeu, segundo estimativa da Secretaria Municipal de Esportes, mais de 20.000 pessoas nesses 40 anos. Ao longo das décadas, o programa foi crescendo: mais modalidades foram sendo incluídas, novos profissionais foram contratados e, com isso, mais pessoas puderam ser contempladas.
Atualmente, o Viva o Esporte tem 6 mil alunos matriculados em diversas modalidades, como futsal, handebol, ginástica artística, basquete, atletismo, bicicross, taekwondo, dentre várias outras. As aulas são realizadas nos equipamentos esportivos da cidade, em diferentes regiões. O programa, que abrange também modalidades paralímpicas, voltadas para pessoas com deficiência, não estabelece limite de idade para os alunos.
Interessados podem se inscrever durante todo o ano, mediante a disponibilidade de vagas. As modalidades oferecidas e os locais das aulas podem ser conferidos por meio do link
https://tinyurl.com/2npcdhm7.
Para saber se há vagas disponíveis para a modalidade pretendida, o interessado deve comparecer a um dos endereços onde ela é ofertada ou ligar para o telefone indicado no link acima. Para se matricular, é necessário apresentar, no local da aula, documento de identidade, uma foto 3x4, comprovante de endereço e atestado médico. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3594-3024.