Depois de promover melhorias na iluminação pública de toda a cidade, a Prefeitura de Betim inicia, nesta quinta-feira (17), a substituição das antigas lâmpadas de vapor de mercúrio de 400 watts por luminárias de LED de 250 watts no Centro Administrativo Papa João Paulo II. O projeto faz parte de uma série de melhorias para aumentar a eficiência energética e modernizar as instalações, trazendo benefícios econômicos e ambientais no maior equipamento da gestão municipal. As intervenções são fruto de uma parceria entre a Secretaria Adjunta de Administração e a Empresa de Construções, Obras, Projetos, Serviços, Transportes e Trânsito (Ecos).
Serão instalados 60 novos projetores de LED de 250 watts nas áreas de circulação interna do prédio, em substituição às antigas luminárias, que já estavam em uso há mais de 20 anos. Além disso, 30 lâmpadas tubulares de LED serão distribuídas nas áreas próximas às passarelas e escadarias do Centro Administrativo, garantindo mais visibilidade e também segurança para os servidores e o público externo que circula por esses espaços.
A mudança trará uma significativa economia de energia, com redução de mais de 50% no consumo, mesmo com o aumento da qualidade e da intensidade das luzes. A área principal do prédio também passará por otimização, com número de luminárias sendo reduzido de 118 para 60, sem prejudicar a eficiência luminosa do ambiente.
O trabalho de substituição das lâmpadas deve durar cerca de 15 dias. “Essa modernização parte do compromisso da administração em buscar soluções sustentáveis, que aliam modernidade e responsabilidade ambiental, sem abrir mão do conforto e da segurança para os servidores e a população”, explica a secretária-adjunta de Administração, Marinésia Makatsuru.
Energia renovável
O Centro Administrativo da Prefeitura de Betim conta hoje com a utilização de energia 100% renovável, resultado da instalação de 2.237 painéis fotovoltaicos acionados em junho deste ano. A inovação é responsável pela geração de cerca de 60.000 kWh por mês, atendendo a toda a demanda do prédio e resultando em uma economia mensal de R$ 130 mil para os cofres municipais.