Betim segue cruzando fronteiras e conquistando holofotes no esporte, incluindo nas modalidades paralímpicas. Desta vez, a cidade garantiu suas cores no pódio dos IV Jogos Latino-Americanos, promovidos pela organização internacional Special Olympic. Na competição, realizada entre os dias 3 e 11 de outubro, em Assunção, no Paraguai, três paratletas do programa Viva o Esporte conquistaram medalhas de ouro e prata, além de colocações de destaque em diferentes modalidades. O torneio, que visa promover o paradesporto para pessoas com deficiência intelectual, reuniu mais de mil atletas de 20 países.
Jussara da Silva, de 46 anos, faturou medalha de ouro no salto parado, além do quarto lugar na prova de lançamento de pelota e da quinta colocação na corrida de 50 metros. Richard Maffia, de 20 anos, conquistou o ouro no salto em distância e a prata na corrida de 100 metros. Bruno Santana, de 43 anos, foi ouro no arremesso de peso e quarto lugar na corrida de 1.500 metros.
O Viva o Esporte conta, atualmente, com 50 alunos com deficiência intelectual. Uma das técnica dos esportistas, Luciene Lebrão, explica que o programa dispõe de uma equipe de nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, técnicos, psicólogos, entre outros profissionais, para prestar a assistência necessária aos paratletas. “Isso garante que eles tenham as melhores condições para a prática esportiva, além da segurança necessária para se desenvolver e enfrentar os desafios, bem como para socializar com os demais atletas. É uma oportunidade que favorece o crescimento deles enquanto esportistas e também enquanto cidadãos. Aqueles que participam de competições como os Jogos Latino-Americanos se tornam exemplo para os demais atendidos pelo nosso programa, o que incentiva a todos”, ressalta.