Alunos e educadores da Escola Municipal Aristides José da Silva, no bairro Santo Antônio, na região do Teresópolis, em Betim, vão ganhar, nesta semana, um novo anexo - moderno e inclusivo -, ao lado do prédio da unidade escolar. Além de novas salas de aula, o local contará com espaços temáticos, como sala de música e de robótica, laboratório de informática e área com acessibilidade. A prefeitura entrega o espaço à comunidade escolar nesta sexta-feira (14), às 16h30.
Para receber alunos e trabalhadores, técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Semed) refizeram toda a rede elétrica e hidráulica do local. Além disso, o anexo recebeu nova pintura, jardinagem, portas, portões, janelas e alambrados. O espaço contará com cinco salas, seis banheiros, área de serviço, depósito e uma recepção.
Para o laboratório de informática foram instalados 35 novos computadores, todos com acesso à internet. Já na sala de robótica os alunos terão a experiência de construção de robôs, conserto de peças eletrônicas, pintura, desenho e marcenaria. Tudo buscando a sustentabilidade.
O projeto da gestão municipal, o “Alfabetiza + Betim”, que tem proporcionado a correção de eventuais intercorrências no processo de alfabetização durante o período mais restritivo da pandemia da covid-19, quando as aulas presenciais foram interrompidas, será desenvolvido no novo anexo no contraturno, ou seja, aqueles que estudam de manhã recebem aulas de reforço à tarde e vice-versa.
A diretora da unidade escolar, Ana Mércia Pereira, ressalta que a nova estrutura veio em ótima hora e será muito bem utilizada em prol do crescimento educacional dos alunos. "Estamos muito felizes com esse novo espaço que irá possibilitar o reforço escolar no contraturno e terá ainda salas diferenciadas como laboratório de informática, espaço maker, área adaptada para ensino musical, sala para atendimento a crianças com deficiência e uma horta linda feita com paletes", comemora.
“Atualmente, estão matriculados cerca de 980 alunos na Escola Municipal Aristides José da Silva. Com o anexo, a unidade poderá receber novos estudantes e ampliar a rede de atendimento com um ensino de qualidade e inclusão para todos. Estamos atentos a cada detalhe e acolhendo as demandas da comunidade escolar”, acrescenta a secretária municipal da Educação, Marilene Pimenta.