Betim reunirá, nesta sábado (25), centenas de atletas com deficiência intelectual para uma grande celebração do esporte inclusivo. São as “Olimpíadas Especiais Brasil - Jogos Locais de Atletismo”, que ocorrem das 7h às 13h, no Complexo Esportivo Riccardo Medioli. A competição, que contará com a participação de paratletas do programa Viva o Esporte, é realizada pela Fundação Olimpíadas Especiais Brasil, com o apoio da Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Esportes.
Os Jogos Locais de Atletismo têm o objetivo de promover a inclusão social e a valorização das habilidades dos participantes. A etapa, que deve reunir cerca de 300 pessoas, dentre atletas e familiares, será classificatória para os Jogos Estaduais das Olimpíadas Especiais Brasil, que serão realizadas de 6 a 8 de junho, em Belo Horizonte.
As provas disputadas abrangem corrida de 100 m, 200 m, 400 m, 800 m e de 1500 m; lançamento de pelota; salto parado; salto em distância e arremesso de peso. Os atletas poderão participar de duas disputas: uma de pista e uma de campo.
"Receber essa competição representa um marco significativo em nossa jornada de promoção da inclusão e da valorização dos talentos diversos de nossa comunidade esportiva. Estamos comprometidos em criar um ambiente de apoio e celebração, onde cada atleta possa brilhar e se sentir verdadeiramente incluído e estimulado", destaca a secretária municipal de Esportes, Erika Brant.
Olimpíadas Especiais Brasil
A Fundação Olimpíadas Especiais Brasil é uma organização internacional sem fins lucrativos criada para proporcionar treinamento e competições esportivas para atletas com deficiência intelectual, dando oportunidade para que elas compartilhem seus valores, tenham momentos de alegria e convivam em uma sociedade mais igualitária.