10 ABR 2024
SAÚDE
Betim realiza 3ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde
A Prefeitura de Betim e o Conselho Municipal de Saúde realizam, nesta sexta (12) e no sábado (13),  a 3ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (CMGTES). O evento consolida a etapa municipal da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, que tem como tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”. A abertura oficial da 3ª CMGTES será nesta sexta-feira (12), às 16h, no auditório do Centro Administrativo da prefeitura.

No sábado (13), a partir das 8h, ocorrem as discussões dos grupos de trabalho, também no auditório e na escola do servidor da prefeitura. A plenária final será às 15h30, com a votação das propostas e a eleição dos delegados que representarão Betim na conferência estadual, que deverá ser realizada entre maio e agosto de 2024.

A conferência tem como objetivo debater e implementar políticas de gestão do trabalho, de organização de recursos humanos e de educação no âmbito da saúde. Serão discutidos três eixos temáticos:

Eixo 1 – Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde;

Eixo 2 - Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil;

Eixo 3 - Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.

Participarão da conferência 120 delegados, com direito a voz e a voto,  representantes do Conselho Municipal de Saúde; dos delegados participantes na 16ª Conferência Municipal de Saúde; dos técnicos da Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da Secretaria Municipal de Saúde; dos gestores do SUS Betim; e das escolas formadoras de profissionais de saúde que atuam no município.

“Compreendemos que é preciso resgatar a crença nas conferências como um meio instituído para propiciar o diálogo propositivo entre os três segmentos − usuários, trabalhadores e gestores − sobre como manter e reestruturar o SUS de acordo com a realidade e os desafios atuais. Realizar a 3ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, cujo tema é ‘Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer’, demonstra o desejo da gestão municipal de continuar trilhando caminhos que objetivam entregar à população de Betim um sistema robusto de produção de saúde e cidadania”, afirma o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carlos Alberto dos Santos.

Programação da 3ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde de Betim

Sexta, 12.04
16h - Acolhida dos participantes