29 FEV 2024
SEADEC
Prefeitura de Betim oferece capacitação gratuita para trabalhadores e produtores rurais

Ação será realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)

A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Econômico (Seadec), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), viabiliza, em março, três diferentes capacitações gratuitas para trabalhadores e produtores rurais da cidade. A iniciativa visa ampliar as técnicas ocupacionais e ensinar aos as boas práticas da apicultura, fruticultura, aquicultura e piscicultura aos profissionais. Os cursos, que terão conteúdo ministrado por técnicos especializados do Senar ocorrerão em diferentes locais do município - veja o cronograma abaixo.

As aulas abordarão temas como a legislação vigente em cada segmento tratado, além de aspectos de fabricação e rotulagem, seleção de matéria prima, produção, análise de amostras, higiene de equipamentos e procedimentos, dentre outros.

Dentre os workshops oferecidos está o “Beneficiamento de Frutas, Verduras e Legumes”, especialmente direcionado aos recuperandos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), com o objetivo de reabilitá-los e ressocializá-los ao convívio em sociedade, apresentando a eles a oportunidade de empreender ou se recolocar no mercado de trabalho. Todos os cursos terão certificação pelo Senar.

Podem participar das capacitações pessoas maiores de 18 anos, moradoras de Betim. Interessados podem se inscrever pelo telefone 3594-2710 ou (31) 98684-1744. As vagas são limitadas. A Divisão De Desenvolvimento Agropecuário da Seadec, responsável por desenvolver a ação,  fica na rua Rui Barbosa, 15, bairro Chácara.

Confira as datas, horários e locais dos cursos

Boas Práticas de Fabricação em Mel e Produtos Apícolas

Data de realização: de 4 a 7 de março

Horário: das 8h às 17h

Local: rua Rui Barbosa, 15, bairro Chácara (sede da Divisão de Desenvolvimento Agropecuário)

Descrição do curso: Noções de legislação e registro pelos órgãos de inspeção;aspectos gerais da rotulagem; noções de microbiologia; saúde e segurança do trabalho dos manipuladores; manual de boas práticas; noções de qualidade da água; higiene pessoal, do local de trabalho e de equipamentos; condições para a colheita e extração do mel, análise de laudos das amostras; armazenamento e transporte do mel e produtos apícolas.

Beneficiamento de Frutas, Verduras e Legumes

Data de realização: de 11 a 15 de março

Horário: das 8h às 17h

Local: avenida Três, 80,  Distrito Industrial do Bandeirinhas (Apac)

Descrição do curso: Conhecimento a respeito do valor nutricional das verduras; seleção adequada de matérias primas; fabricação de polpas e xaropes congelados;  processamento de verduras e legumes; preparo do produto para  comercialização; higiene do local de trabalho, de materiais e equipamentos; e higiene pessoal.

Criador de peixes e Tanque escavado

Data de realização: de 11  a 15 de março

Local: rua Recanto das Flores, 1.100,  Icaivera

Descrição do curso: Noções básicas de aquicultura e piscicultura; biologia do peixe; características zootécnicas e comerciais; sistemas produtivos na piscicultura; sistemas de manejo e cultivo; aquicultura integrada; uso do tanque escavado; quantidade e qualidade da água para a piscicultura como planejamento de produção; cuidados sanitários.