De segunda a sexta-feira, pela manhã, a equipe do Banco de Leite Humano de Betim se desloca do Centro Materno-Infantil (CMI) para percorrer a rota de coleta do leite das mães doadoras. Atualmente, 30 mães que amamentam doam seu leite excedente para os bebês prematuros internados no CMI - um gesto essencial para a recuperação desses recém-nascidos. Por isso, a prefeitura, por meio do Banco de Leite Humano, homenageia, nesta semana, essas doadoras pela empatia e solidariedade.
Elas estão recebendo um kit especial de Natal contendo pomada de prevenção contra assadura para bebês, pomada para mãos e pés - ambas produzidas pela Farmácia Viva de Betim -, e um sabonete. A embalagem do kit foi confeccionada pela Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Velhice (Apromiv).
A professora Elaine Correa, de 36 anos, é mãe da pequena Luisa Rats Moretti, de um mês de vida. Ela é uma das doadoras de leite materno em Betim. “O sentimento é de gratidão em poder contribuir para a saúde dos bebês internados. É uma emoção. O aleitamento é fundamental para o desenvolvimento dos prematuros e dos bebês com baixo peso”, relata.
No bairro Novo Horizonte mora Lamara Melo Dutra, mãe da Maria Alice de Oliveira Dutra, de 2 meses. Lamara conta que estava produzindo leite muito além do que a filha consumia e, por isso, descartava o excedente. Ao conversar com uma amiga, soube do Banco de Leite Humano de Betim. “Procurei o atendimento, recebi as orientações para doar o leite excedente e hoje, felizmente, ajudo os bebês que precisam”.