19 OUT 2023
GOVERNO
Lideranças jovens de Betim se preparam para a 5ª Conferência Estadual da Juventude

Após debaterem demandas, prioridades, direitos, deveres e políticas públicas voltadas para os jovens de Betim na 4ª Conferência Municipal da Juventude, realizada em setembro, representantes da cidade se preparam agora para mais um importante encontro nesta sexta-feira (27), às 9h, na faculdade UNI-BH (campus Buritis). É a 5ª Conferência Estadual da Juventude, etapa que reúne as jovens lideranças formadas durante as mobilizações municipais, com o objetivo de apresentar, debater e votar as propostas de cada cidade. Se aprovadas, essas propostas serão encaminhadas à Conferência Nacional da Juventude, podendo se concretizar como políticas públicas em todo o país.

O coordenador da Divisão de Políticas Públicas para a Juventude, Fernando Alves, explica que ao longo do processo de mobilização para a etapa estadual foi realizado um diagnóstico das necessidades, críticas, desafios e soluções para a vida da juventude betinense. “Conseguimos realizar um amplo levantamento de demandas que estão se tornando um documento municipal que cataloga as necessidades dos nossos jovens. Dentre as propostas que  serão articuladas na 5ª Conferência Estadual da Juventude estão, por exemplo, o Tarifa Zero - que trata da isenção do valor da passagem do transporte público para estudantes em todo o Estado -; a revogação do novo ensino médio; o fortalecimento de ações culturais voltadas ao público jovem; a promoção de ações direcionadas à saúde mental do jovem e o fomento à prática de esportes olímpicos. O objetivo é que o Estado também assuma o compromisso de atender essas demandas para que, com isso, possamos criar uma rede de políticas públicas de juventude proposta pela sua própria juventude”.

A discussão de eixos centrais e o registro de propostas foi formalizado na 4ª Conferência Municipal da Juventude. Temas como o direito à participação social, à saúde integral, à educação, ao trabalho, à renda; além de profissionalização, saúde, lazer, cultura e segurança pública foram debatidos na ocasião. Após as discussões e apresentação de propostas, foram eleitos os jovens delegados - titulares e suplentes -  destinados à votação das propostas que serão apresentadas na etapa estadual da conferência. Além destes, também foram eleitos os conselheiros representantes da sociedade civil - lideranças jovens que atuam em escolas, movimentos culturais, faculdades, movimentos religiosos, dentre outros.

“Estamos muito empenhados em participar da etapa estadual para apresentar tanto o que debatemos em Betim, como o que desejamos como política pública estadual. Nossos representantes vêm de vários segmentos: do movimento hip hop da cidade, do movimento estudantil, da articulação social e da administração pública. São jovens lideranças que têm trabalhado muito em prol da defesa e valorização da juventude em nossa cidade”  ressalta Fernando Alves.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024