03 OUT 2023
SAÚDE
Prefeitura de Betim investe em novas pesquisas científicas  para ampliar assistência à saúde da população
Estudos focam em saúde sexual para conter infecções e reduzir mortalidade

Ciente da importância de investir em inovação e tecnologia para o fortalecimento do SUS, a Prefeitura de Betim  segue investindo na produção de pesquisas científicas na área da saúde. Depois de custear  o reconhecido estudo "Soroprevalência para SARS-CoV2 em residentes de Betim, MG, 2020" − cujos resultados foram fundamentais para nortear as ações de enfrentamento da covid-19 na cidade −, a gestão municipal dará início a mais um importante trabalho científico que beneficiará especificamente as mulheres moradoras da cidade. O projeto de pesquisa intitulado "Análise da implantação das ações de saúde sexual e reprodutiva para mulheres na Atenção Primária do Município de Betim - MG, em 2023" já está em fase final de elaboração e tem início previsto para o primeiro trimestre de 2024. O objetivo é identificar os fatores que dificultam o acesso aos serviços de assistência à saúde sexual e reprodutiva feminina ofertados pela atenção primária no município.

A coordenadora do Núcleo de Pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Valesca Fernandes, conta que o trabalho foi  proposto pela referência técnica da saúde da mulher no SUS Betim, a servidora efetiva Elis Regina Pinheiro. " É uma pesquisa de grande relevância porque seus resultados poderão contribuir para a diminuição da mortalidade materna no município, bem como das gravidezes não planejadas. Além disso, o trabalho realizará um diagnóstico da assistência à saúde sexual e reprodutiva das mulheres. A partir de recomendações técnicas, cientificamente comprovadas, a gestão municipal terá um amplo mapeamento da assistência à saúde ofertada à mulher na rede pública de saúde do município", destaca.

A coordenadora acrescenta que a pesquisa também permitirá uma avaliação sobre a estrutura existente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para a assistência em planejamento sexual e reprodutivo;; a oferta de ações de planejamento sexual e reprodutivo; os atendimentos individual e coletivo; e as ações de educação em saúde realizadas no ano de 2022.

Sífilis será tema de pesquisa inédita
Outro projeto em fase final de elaboração é sobre a sífilis, infecção sexualmente transmitida. A doença apresentou alta em Betim e foi alvo de alerta da Vigilância Epidemiológica do município, que constatou aumento do número de recém-nascidos contaminados ainda no útero materno e de reinfecções.

Diante da necessidade  de compreender esse aumento, o Núcleo de Pesquisa, em parceria com o Laboratório de Biologia Integrativa da UFMG, realizará estudo para caracterização da linhagem do Treponema pallidum, agente causador da sífilis, e, dessa forma, rastrear os fatores associados à infecção e possível resistência ao tratamento.

De acordo com Ana Valesca, a pesquisa sobre a sífilis será inédita porque permitirá conhecer a linhagem circulante do treponema nos infectados em Betim.  “A partir do conhecimento dos fatores associados à infecção será possível discutir medidas para a redução dos casos. Essa doença pode causar surdez e cegueira em recém-nascidos, além de demência em longo prazo, nas pessoas não diagnosticadas e tratadas", alerta.

Por meio do Núcleo de Pesquisa, a gestão municipal  recebe, com frequência, solicitação de anuência para realizar pesquisas científicas na rede SUS Betim. O pesquisador interessado em desenvolver uma pesquisa na rede municipal de saúde deve se informar, anteriormente, sobre os critérios e fluxos  no portal  da Prefeitura de Betim, pelo link

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024