29 AGO 2023
Betim inicia a capacitação de voluntários para o período chuvoso

A Prefeitura de Betim, por meio da Superintendência de Defesa Civil, iniciou, nessa segunda-feira (28), o ciclo de treinamento dos moradores da cidade  inscritos no serviço voluntário do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec). Eles serão capacitados para auxiliar nos trabalhos de segurança do município no período chuvoso - de outubro a março.

Os participantes vão aprender sobre as atribuições da Defesa Civil e o papel do voluntariado. Além disso, terão aulas práticas acerca das técnicas de primeiros socorros,práticas de identificação de riscos, prevenção e combate à incêndios, e acidentes. Os encontros incluirão ainda a abordagem de questões específicas de cada região da cidade, além das principais condutas de segurança dentro dos lares.

“Os voluntários são agentes multiplicadores de informações e de ações de prevenção na região onde moram. Eles contribuem na sensibilização da comunidade,  ensinando e incentivando práticas que reduzem riscos”, destaca a superintendente de Defesa Civil, Suellen Reis.

Após as capacitações, os voluntários terão como atribuições a colaboração no monitoramento das moradias em áreas de risco e poderão solicitar de forma mais ágil vistorias à Defesa Civil. Eles também serão responsáveis pelo recebimento e repasse de alertas de chuvas; serão agentes colaboradores nas  ações de  conscientização e preservação do meio ambiente; e também participarão de cursos de capacitação, encontros e seminários dos Nupdecs.
Nesse primeiro módulo, os voluntários das dez regionais passarão pelo treinamento para atuar nos bairros em que residem. As aulas serão ministradas entre os dias 28 de agosto e 1° de setembro.
Os moradores das regiões  Centro e Norte foram os primeiros a receber o treinamento, na segunda (28). Nesta terça (29) os voluntários das regionais Icaivera e Petrovale recebem a capacitação. Os residentes das regiões do Imbiruçu e do Teresópolis serão os contemplados da quarta (30) e, na quinta (31) os voluntários do PTB e do Alterosas farão o curso de preparação da Defesa Civil. Finalizando o primeiro módulo, recebem a capacitação, na sexta (1º), os inscritos de  Vianópolis e Citrolândia.

Confira o cronograma dos treinamentos

28/08 - das 9h às 10h - Regional Centro: rua Belo Horizonte, 72, Centro.

28/08 - das 13h às 14h - Regional Norte: rua do Rosário, 1840, Angola

29/08 - das 9h às 10h - Regional Icaivera: avenida Sycaba, 1508, Icaivera

29/08 - das 13h às 14h - Regional Petrovale: rua Marrocos, 100, Petrovale

30/08 - das 13h às 14h - Regional Teresópolis: rua Cambuci, 130, Santo Antônio