14 AGO 2023
Betim implanta Programa de Internação Domiciliar Ortopédico
A Prefeitura de Betim começou a implantar, na última quinta-feira (10), o Programa de Internação Domiciliar Ortopédico, o PID Ortopédico. O objetivo é desospitalizar os pacientes com quadro de baixa complexidade que estão internados no Hospital Público Regional aguardando por cirurgia ortopédica para que esperem pelo procedimento em casa, acompanhados por uma equipe multiprofissional da saúde. A desospitalização vai permitir a otimização e a liberação de leitos para outros atendimentos mais urgentes.

Os pacientes atendidos pelo PID Ortopédico passam por avaliação criteriosa de médicos clínicos e ortopedistas para receberem a liberação. Outros critérios sociais também são considerados para a desospitalização, como a possibilidade de um cuidador (familiar ou amigo) em casa e a estrutura do domicílio que permita a segurança do paciente que tem limitações motoras e da equipe do PID.

O PID Ortopédico tem capacidade para atender em domicílio até 20 pacientes por semana. Na quinta-feira (10), quatro pacientes, todos homens, com idade entre 16 e 54 anos, já foram encaminhados para casa e tiveram a oportunidade de passar o Dia dos Pais com suas famílias. Três deles estão com o retorno agendado para realização das cirurgias nesta terça-feira (15).

Os pacientes saem do hospital com a cirurgia já agendada e, em média, o tempo de espera no domicílio até o retorno para a realização do procedimento será de cerca de sete dias. Em casa, os pacientes serão acompanhados diariamente pelos profissionais da equipe multiprofissional do PID Ortopédico composta por um médico ortopedista, um médico clínico geral, um enfermeiro, um assistente social e seis técnicos de enfermagem.

“O Programa de Internação Domiciliar Ortopédico permite que o paciente cirúrgico seja acompanhado em domicílio de forma segura por uma equipe multiprofissional, que  será responsável por avaliar, diariamente, as condições clínicas deste paciente. Além de uma hospitalização humanizada, estaremos otimizando os leitos e diminuindo o tempo de permanência hospitalar”, explica a secretária municipal de Saúde, Patrícia Evangelista.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024